Pular para o conteúdo

VÍDEO: Diretor da ICE em Newark, John Tsoukaris explica o “antes e depois” das batidas e envia alerta aos ilegais

A principal autoridade de imigração de Nova Jersey emitiu um severo aviso aos migrantes ilegalmente nos EUA, enquanto as famílias lidam com os medos de deportação e batidas do ICE na Área dos Três Estados. John Tsoukaris, diretor do escritório de campo do ICE em Newark, diz que qualquer pessoa que cruze a fronteira ilegalmente é considerada um criminoso.

“Não podemos dizer que se você está aqui ilegalmente e seguindo a lei, não iremos atrás de você. Se encontrarmos você, tomaremos uma decisão”, disse Tsoukaris. “Mas não quero passar uma mensagem de que não faremos isso, que você está OK para ficar. Se você está aqui ilegalmente, não deveria estar aqui.”

Assista a entrevista:

Medo entre migrantes cumpridores da lei

Em uma entrevista à CBS News New York, Tsoukaris reconheceu o medo que a polícia do ICE está despertando nos migrantes cumpridores da lei. “Se eles pediram asilo, eles estão passando pelo tribunal de imigração. Então, esses indivíduos, não os alvejaríamos para prisão”, disse Tsoukaris. As comunidades de imigrantes ficaram cheias de medo depois que o ICE intensificou a fiscalização durante os primeiros dias do presidente Donald Trump no cargo .

Em janeiro, autoridades policiais disseram que pelo menos 20 criminosos sem documentos foram presos no Bronx. Vários outros foram presos em um negócio em Newark , onde o prefeito revidou contra autoridades federais, dizendo que eles não tinham mandado e estavam violando a Quarta Emenda. “Minha equipe estava lá. Eles pediram identificação das pessoas apenas para determinar quem era cada pessoa, então nenhum cidadão americano foi detido”, disse Tsoukaris.

Quem é o alvo do ICE

Tsoukaris diz que a missão da agência federal sempre foi identificar, prender e deportar criminosos violentos sem documentos. Em janeiro, ela se expandiu para aqueles que receberam ordem de deportação, bem como para aqueles que ainda não solicitaram asilo, disse ele. “Todos que chegam têm o direito de ir ao tribunal de imigração e ter seu caso ouvido. Depende da situação, mas a maioria dos indivíduos não solicita asilo”, disse Tsoukaris. “Mas todas as nossas operações são direcionadas. Sabemos quem estamos perseguindo. Não estamos apenas na comunidade, apenas procurando por qualquer um aleatoriamente.”

Embora o foco esteja em criminosos violentos, migrantes cumpridores da lei podem ser detidos e processados ​​durante as operações, disse ele. “É possível”, disse Tsoukaris. “Nós não prendemos cidadãos americanos.”Aqueles com   autorização de trabalho ou que pediram asilo têm uma chance menor de serem detidos, de acordo com os agentes. Todos os detidos têm direito a um telefonema, mas o que acontece depois é caso a caso, eles disseram.

ICE em igrejas e escolas

Em resposta a outro medo persistente nas comunidades de imigrantes, Tsoukaris disse que é possível que igrejas e escolas sejam submetidas a ações policiais. “Não queremos alarmar a comunidade. Mas é algo que poderia ser feito”, disse ele. Os eleitores em uma pesquisa recente do Siena College foram esmagadoramente a favor da deportação de imigrantes criminosos, com 79% de apoio e 11% de oposição. Na pesquisa, 42% disseram que se opõem à deportação de migrantes que estão nos EUA ilegalmente sem antecedentes criminais, enquanto 39% apoiaram a deportação deles.

Fonte: Brazilian Press