PANROTAS / Luiz Felipe Simões
Esqui e vinho. Estes foram os temas principais do evento organizado por Valle Nevado, La Parva e Wines of Chile. O encontro, que aconteceu nesta quinta-feira (24), reuniu a imprensa, agentes e operadores de Turismo para o lançamento oficial da temporada de esqui do Valle Nevado Ski Resort e também para apresentar as novidades do destino.
Veja o álbum de fotos abaixo
Durante a temporada de inverno de 2024, o destino teve 143 dias de pistas abertas, que atraíram mais de 300 mil turistas – cerca de 70% são chilenos e 30% estrangeiros, sendo que destes o Brasil responde por 60%.
Em entrevista, ao Portal PANROTAS, Ricardo Margulis, gerente geral do Valle Nevado Ski Resort, compartilhou que está muito otimista com a temporada. “Até o momento, comparado ao mesmo período do ano passado, nossas reservas hoteleiras estão 10% acima. Por isso, acreditamos que vamos atingir — e até superar — a meta de reservas deste ano. O mesmo ocorre com o número de esquiadores/dia. Para o público chileno, por exemplo, já atingimos a meta anual de vendas dos passes de temporada, e ainda faltam alguns meses para o início da operação”, afirma.
Novidades da temporada
Ao longo do evento Dominique Rudloff, gerente comercial do Valle Nevado Ski Resort, apresentou as principais novidades de Valle Nevado para o ano de 2025. Dentre os destaques, estão, uma nova opção de alimentação com Foodtruck, ampliação da escola esqui e snowboard para iniciantes, modernização dos meios de elevação da estação, renovação da sinalização das pistas. “Além disso, o hotel Puerta del Sol passou por remodelação que renovou os corredores, pisos e paredes dos mais de 120 quartos”, conta.
Mas a principal novidade é a implementação da Snow Factory, uma tecnologia que permite ao destino ter neve o ano inteiro. “Com ela, vamos poder produzir neve fora da temporada — antes da chegada do inverno e também depois do término da estação. Vamos criar um espaço fixo, ao lado da área de Bajo Zero, onde os visitantes poderão conhecer a neve em qualquer época do ano, mesmo durante o verão”, conta Dominique.
A ideia é permitir que quem nunca viu neve possa ter esse contato fora da alta temporada, subindo por meio da gôndola para experimentar e brincar com ela. Para o futuro, o grupo explora a possibilidade de ter aulas e outras.
Mercado brasileiro
PANROTAS / Luiz Felipe Simões
Margulis contou que o mercado brasileiro segue muito ativo. “As reservas estão acima do que registramos no ano passado, o que é ótimo, já que o Brasil representa entre 55% e 60% da nossa ocupação total. Também estamos confiantes quanto ao fluxo de turistas da Argentina e do próprio Chile, com um cenário econômico que, neste momento, parece favorável à movimentação.”
Na temporada passada, Valle Nevado teve um ciclo atípico, começando em 1º de junho e terminando apenas em 17 de outubro — normalmente, o resort opera entre 20 de junho e 6 de outubro. “Foi uma temporada mais longa que o usual. Para este ano, esperamos receber ainda mais visitantes dentro do período regular, embora o restante dependa de fatores fora do nosso controle, como o clima”, conta.
Por fim, o executivo destaca que relação com os operadores brasileiros segue muito próxima e estratégica. “Mantemos uma comunicação constante, sempre atualizando sobre novidades e tarifas. Para quem prefere não usar operadora, é possível fazer reservas diretamente pelo nosso site, www.vallenevado.com.”
Sobre o início da temporada, Ricardo explica que ainda não há uma data exata, mas o cenário é promissor. “O fenômeno La Niña, que traz anos com menos precipitação, está se encerrando agora entre o fim de março e meados de abril. Com isso, a previsão é de um bom nível de neve este ano. Esperamos conseguir abrir o centro de esqui por volta da metade de junho”, conclui.
Veja fotos do evento:
Fonte: PANROTAS