Pular para o conteúdo

Teste de Covid-19 não é mais exigido para entrar no Brasil

Brasileiros e estrangeiros não precisam mais fazer teste de Covid-19 e preencher a Declaração de Saúde do Viajante (DSV) para entrar no Brasil. De acordo com a nova portaria, publicada no Diário Oficial no dia 1º de abril, os viajantes devem apresentar somente o comprovante de vacinação com o ciclo primário completo há pelo menos 14 dias. Isso significa ter tomado a dose única da Janssen ou as duas doses de Pfizer, AstraZeneca e Coronavac. As doses de reforço ainda não estão sendo pedidas.

A exigência do comprovante de vacinação não se aplica às pessoas que não são elegíveis para a imunização, seja pela idade ou por condições de saúde comprovadas através de atestado médico. Nesses casos, o texto acaba com a quarentena obrigatória ao chegar no Brasil. Porém, o resultado negativo segue obrigatório e deve ser realizado um dia antes do embarque.

Para a maioria dos viajantes, porém, a mudança acaba com o temor de testar positivo para a doença na volta e ser obrigado a fazer quarentena no exterior. Nos últimos meses, essa possibilidade fez surgir seguros de viagem que cobriam possíveis despesas com o isolamento em uma viagem internacional.

A mudança foi publicada pelo governo depois da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sugerir o relaxamento das regras em nota técnica publicada no dia 23 de março. A entidade recomendou que o fim da exigência de teste fosse adotado a partir de 1º de maio, mas as mudanças foram antecipadas e já estão valendo.

Resolva sua viagem aqui

Continua após a publicidade
Publicidade

Fonte: Viagem e Turismo