Divulgação/Embratur Sebrae
O Turismo em Gramado (RS) segue em alta desde a reabertura do aeroporto de Porto Alegre (RS), em outubro do ano passado, segundo dados da Secretaria de Turismo de Gramado, que apontam uma mudança significativa no comportamento de permanência no município.
Enquanto em janeiro de 2023 os visitantes permaneciam, em média, 2,96 noites no município, esse número saltou para 3,62 noites em 2024 e chegou a 4,28 noites em janeiro de 2025 – crescimento de 44% no período. Segundo a Setur, isso indica um público mais engajado com as experiências que Gramado oferece.
Com esse aumento na permanência, o impacto positivo se reflete em diversos segmentos, como hospedagem, gastronomia e atrações turísticas, que ganham mais tempo para fidelizar e encantar seus clientes. Além disso, essa tendência contribui para um turismo mais sustentável, com menos impacto ambiental e logístico.
Santa Catarina segue como o principal mercado emissor interestadual
Santa Catarina se destaca como o principal mercado emissor de visitantes de fora do estado. Observa-se um crescimento da participação de turistas de Santa Catarina no fluxo geral, reforçando a importância da integração regional e do fortalecimento da marca Gramado no sul do Brasil.
A proximidade geográfica e a forte conexão cultural entre os estados tornam essa relação ainda mais estratégica para o desenvolvimento de ações promocionais direcionadas, fortalecendo a fidelização desse público.
Crescimento no Turismo internacional
Os dados demonstram um crescimento expressivo no número de turistas estrangeiros em Gramado. Em janeiro de 2025, o volume de visitantes argentinos aumentou 167% em relação ao mesmo período de 2024. O fluxo de uruguaios também apresentou forte alta, com um crescimento de 124%.
“O intenso trabalho de promoção da Secretaria de Turismo, aliado ao o câmbio favorável para turistas estrangeiros, impulsionaram essa demanda, tornando o município uma opção atrativa para quem busca experiências diferenciadas e um alto nível de qualidade nos serviços turísticos. “ comenta Franciele Berti, coordenadora do Observatório do Turismo de Gramado.
Fonte: PANROTAS