No Localingual, um mapa interativo permite que se escute frases, gírias e expressões. O usuário também poderá gravar a sua contribuição para a plataforma
Por Giovana Christ
access_time 3 abr 2019, 19h02

(TommL/Getty Images)
O site Localingual é uma ótima ferramenta para os amantes de línguas estrangeiras e apreciadores de sotaques. Em um mapa interativo, o usuário pode clicar nos países, selecionar regiões e até cidades para ouvir como é o sotaque dos moradores de um determinado local.
O americano David Ding, criador do site, teve a ideia da plataforma enquanto estava em um mochilão pela Europa e sofria para aprender algumas palavras em ucraniano. Para ajudar no aprendizado, gravou áudios de nativos que depois escutava a fim de entender a pronúncia correta. Depois de arrecadar centenas de expressões, teve a ideia de juntar tudo isso em uma grande plataforma colaborativa para comparar os diversos sotaques e dialetos do mundo.

Exemplos de frases gravadas em português feitas por colaboradores da plataforma. O deleite são os sotaques (Localingual/Reprodução)
Quando o usuário seleciona um país, abre-se um menu com a bandeira, o nome e um botão que, ao clicar, ouve-se o hino nacional daquela nação. Logo abaixo, vêm listados os idiomas oficiais, dialetos e alguns áudios curiosos. Exemplo: ao clicar na Índia, você pode ouvir como um croata pronuncia o nome daquele país.
Para cada destino, existem frases simples e outras mais complexas, permitindo ao usuário entender como são as características de fala daquela região, como o sotaque, as acentuações e as gírias.
Quando um idioma é clicado, surge uma página que traz um áudio da Declaração Universal dos Direitos Humanos, o nome do país acessado, sua capital e, logo em baixo, as palavras e frases que estão disponíveis para aquele idioma.
Os usuários que queiram colaborar gravando o próprio áudio ou frase, podem fazê-lo diretamente no site. No campo dedicado à gravação, é preciso escrever no idioma nativo e em inglês o que foi dito. Segundo o criador do site, David Ding, críticas, sugestões e doações são muito bem-vindas.
Fonte: Viagem e Turismo