Rio CVB lança plano de incentivo ao Turismo religioso

Embratur

Neste ano, o Rio celebra os 90 anos do Cristo Redentor

Neste ano, o Rio celebra os 90 anos do Cristo Redentor

No ano em que o Cristo Redentor completa 90 anos, o Rio Convention & Visitors Bureu (Rio CVB) lança um plano para promover o Turismo religioso na cidade. A cerimônia de lançamento será realizada aos pés do Cristo Redentor nesta terça-feira (1), às 17h, e contará com apresentação da cantora Elba Ramalho.

O Turismo religioso é uma importante estratégia para a retomada do setor. Enquanto o Cristo Redentor recebe três milhões de turistas por ano, o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP), atrai 13 milhões. Por isso, o objetivo do Rio CVB e dos demais parceiros é aumentar o fluxo nos próximos dez anos. Se o Rio conseguir atrair 3% dos visitantes da Basílica de Aparecida, a economia pode ganhar R$ 300 milhões por ano.

“O incentivo ao Turismo religioso é uma das bandeiras do Rio CVB para a retomada do setor. Queremos chegar aos 100 anos do Cristo Redentor, em 2031, celebrando a marca do Rio como destino religioso mais buscado do País”, disse a presidente-executiva do Rio CVB, Sonia Chami.

Com apoio da Prefeitura do Rio, o plano tem o objetivo de dar visibilidade a diversos pontos de interesse religioso, como o Santuário de Fátima, o Memorial do Holocausto e o Centro Cultural Jerusalém. “O Rio de Janeiro possui uma imensa riqueza histórica de cunho religioso. São símbolos de grande importância tanto para o catolicismo quanto para o judaísmo, protestantismo e as religiões afro-brasileiras. Precisamos jogar luz sobre todo esse acervo para tornar a cidade protagonista no importantíssimo mercado do Turismo religioso”, aponta o secretário municipal de Turismo do Rio, Cristiano Beraldo.

Durante a cerimônia de lançamento, será assinado um termo de cooperação entre o Rio CVB e os principais parceiros, como Santuário Cristo Redentor, Associação Arquidiocesana Tarde com Maria, Associação Cultural Memorial do Holocausto, e Centro Cultural Jerusalém. Associados ao Rio CVB também participam do plano de ações. A ideia é que o grupo incentive a captação e apoie a entidade na organização de eventos religiosos no Rio. A parceria vai viabilizar material publicitário e campanhas para incentivar as atividades.

Fonte: PANROTAS