
Duas pessoas ficaram feridas, uma deles criticamente, após um raio atingi-las em Clearwater Beach, na Flórida, na tarde de domingo, 5, segundo autoridades locais.
O Departamento de Incêndio e Resgate de Clearwater disse que o incidente aconteceu por volta das 2:15pm na parte norte de Clearwater Beach, a meio caminho entre a linha d’água e a areia.
“Ambos estavam tentando sair da praia porque o clima piorou quando ocorreu o raio”, informou o Departamento de Polícia de Clearwater pelo Twitter.
Os bombeiros disseram à FOX13 que as vítimas são dois homens e que um deles, de 37 anos, estava inconsciente e sem respirar quando os policiais chegaram. Eles deram os primeiros socorros até o salva-vidas chegar e assumir o salvamento.
Equipes de resgate o levaram para um hospital da região em estado crítico. A segunda vítima, um homem de 43 anos, estava a poucos metros da primeira vítima quando ocorreu o raio. Ele também foi levado para um hospital da região, mas está em condição estável, segundo as autoridades.
Flórida lidera
Conforme a matéria veiculada na semana passada pelo GN, o estado da Flórida tem o maior número de mortes por raios, com 47 fatalidades registradas entre 2010 e 2019.
O Sunshine State teve 228 eventos de raios por milha quadrada no ano passado, de acordo com um relatório da Vaisala, com sede na Finlândia. Essa é a maior densidade de raios, incluindo entre nuvens e os ataques mais perigosos da nuvem para terra, para qualquer estado nos EUA.
Cuidado redobrado no verão
Grande parte dos raios ocorre do final da primavera ao verão, quando as tempestades são mais abundantes em todo o país. Isso significa que essa pode ser a época mais perigosa do ano.
Entre 2006 e 2019, uma revisão de cerca de 418 descargas elétricas fatais descobriu que 62% das mortes estavam relacionadas a atividades de lazer.
Flórida segue na liderança como estado com maior número de raios nos EUA
A pesca foi responsável por 40 dessas mortes, enquanto estar na praia, acampar e trabalhos no campo (agricultura e pecuária) constituem a maior parte das mortes, de acordo com dados revisados pelo Conselho Nacional de Segurança contra Raios (NLSC).
Por isso, a polícia alerta que sempre é importante “ficar de olho no céu” durante os meses de verão. “E como dizem nossos amigos do @NWSTampaBay (Serviço Nacional de Meteorologia de Tampa Bay), quando o trovão ruge, vá para dentro de casa”, twittou a polícia de Cleawater.
John Jensenius, especialista em segurança contra raios do Conselho Nacional de Segurança contra Raios (NLSC), disse à Fox News que há um padrão para a maioria deles e que muitas vezes, o som do trovão é abafado pelo motor do barco ou alguma outra coisa, o que dificulta para a pessoa perceber o perigo.
“A chave é que, se houver alguma ameaça, trovão ou o que parece um céu ameaçador, você precisa ser capaz de entrar em um lugar seguro muito rapidamente”, alertou. Com informações da Fox News.
Update: Both victims are at Morton Plant Hospital and are being treated. Both were trying to leave the beach as the weather deteriorated when the strike occurred. https://t.co/XBjobVwnJb
— Clearwater Police Department (@myclearwaterPD) July 5, 2020
Related Images:
[See image gallery at gazetanews.com]
O post Raio atinge duas pessoas em Clearwater Beach (FL) apareceu primeiro em Gazeta News: O maior Jornal Brasileiro da Florida, nos EUA.
Fonte: Gazeta News