Pompeia tem uma dinâmica parecida com a de outras cidades comuns da atualidade: tem suas ruelas, suas residências, seus templos e edifícios de uso comum, mas o diferencial, é claro, é ser uma cidade com mais de 2 mil anos de história, que persiste até os dias atuais com ruínas bem preservadas. O passeio pelo sítio arqueológico é dedicado a explorar a antiga cidade, admirar suas construções, visitar internamente alguns prédios, observar suas obras de arte e objetos usados no período romano.
O passeio é feito a pé e como se trata de um sítio arqueológico bastante extenso, leva um bom tempo para ser conhecido, principalmente por quem tem mais curiosidade em entender a história local. Recomendo um dia inteiro para o passeio porque são muitas as peculiaridades do lugar e o passeio merece ser feito com calma.
O sítio arqueológico está dividido em 9 áreas, tem 3 portões de entrada e 4 de saída. Em cada uma das áreas há diferentes atrações que podem ser visitadas e como a quantidade de coisas para ver é bem grande, cada pessoa pode fazer um percurso diferente.
Na entrada do sítio você encontrará informações e panfletos sobre diferentes percursos sugeridos para fazer a visita — há itinerários sugeridos pelo parque com 2h, 3h, 4h e 7h de passeio. O tempo que cada pessoa leva para conhecer o lugar depende bastante do interesse pessoal. No meu caso, foram em torno de 6h de passeio.
Dentro do sítio arqueológico há uma cafeteria e restaurantes, então é possível passar o dia inteiro por lá e fazer uma parada para comer quando achar melhor.
Como esse é um lugar com um importante viés histórico, é um passeio que muita gente realiza com um guia e é realmente uma excelente opção para conhecer o lugar com mais afinco, entender o contexto e como a história se passou. Ao contratar o guia você pode explicar o tempo que deseja fazer de passeio guiado, para que ele crie um itinerário que contemple alguns pontos interessantes, e depois conhecer um pouco mais de Pompeia por conta própria.

Muitos turistas visitam Pompeia em um tour guiado e para quem viaja de maneira independente é possível realizar uma visita guiada contratando um guia credenciado na entrada do parque. Esse passeio guiado pode ser feito compartilhado com outros visitantes, ou de maneira privada e é oferecido em diferentes línguas.
Para um passeio em português, recomendo que um guia seja contratado com antecedência, antes de visitar o sítio arqueológico. Se preferir fazer o passeio guiado em inglês, é possível contratar o guia na entrada de Pompeia mesmo.
O que ver em Pompeia
Alguns locais despertam mais curiosidade dentro de Pompeia, entre eles:
-
Casa dei Vettii – uma das casas mais bonitas e com ricas pinturas internas
-
Casa del Fauno – uma das maiores casas de Pompeia, com um mosaico escrito “Have” ou “bem-vindo”, em latim
-
Casa del Poeta Tragico – essa casa é famosa por um mosaico na entrada, que em latim diz “cuidado com o cão”
-
Foro Civile: é o coração da cidade, onde estão os edifícios públicos de administração da cidade e da justiça da época. Nessa região estão, por exemplo, o templo de Giove e o Santuário de Apollo.
-
Anfiteatro – construído em 70 a.C., o lugar podia abrigar até 20 mil espectadores em seus espetáculos
-
Casa dei mosaici geometrici (casa dos mosaicos geométricos) – enorme casa de Pompeia, com mais de 60 cômodos
-
Villa dei Misteri – essa vila tem afrescos bem preservados, bonitas decorações nas paredes e até uma área onde eram produzidos vinhos
Como chegar a Pompeia
O sítio arqueológico de Pompeia está localizado na cidade de Pompeia, na região italiana da Campânia e tem em torno de 25 mil habitantes. São cerca de 24 km de distância até a cidade de Nápoles, 24 km até Sorrento e 250 km até Roma.
A autoestrada A3 Nápoles-Salerno é o caminho utilizado para quem está de carro. Já para quem pretende utilizar os ônibus, é possível utilizar o serviço da SITA (saindo de Nápoles ou Salerno, por exemplo) e Busitalia. A forma mais prática e utilizada entretanto, costuma ser o trem, e você lê mais informações sobre ele logo abaixo.
Como ir de Roma a Pompeia de trem
- Para quem pretende visitar Pompeia saindo de Roma, a dica é começar o dia bem cedo, pegando um trem da Trenitalia para Napoli Centrale, principal estação de trens de Nápoles. O percurso leva em torno de 1h10 nos trens mais rápidos.
- Em Nápoles, é necessário comprar uma segunda passagem da linha de trem local, a Circumvesuviana Napoli-Sorrento.
- O acesso é feito na estação Napoli Garibaldi (do lado de Napoli Centrale) e a desembarque para conhecer Pompeia deverá ser na estação Pompei Villa dei Misteri.
O lado realmente negativo do trajeto em trem é que como se trata de um transporte usado pelos moradores, ele costuma estar cheio, principalmente pela manhã, no trajeto Nápoles > Sorrento e no fim da tarde no percurso Sorrento > Nápoles e muita gente faz todo o percurso no trem em pé porque não há espaço para se sentar.
Dicas de Pompeia
– Horário de funcionamento do sítio arqueológico de Pompeia:
Primavera-Verão: De 1 de abril a 31 de outubro: segunda à sexta, das 9h às 19h30 (entrada até às 18h) e sábado e domingo de 9h30 às 19h30 (18h o último ingresso no local)
Outono-Inverno: De 1 de novembro a 31 de março: Segunda à sexta. Das 9h às 17h (último ingresso às 15h30) e sábado e domingo de 8h30 às 17h (último ingresso às 15h30). Esse horário reduzido deve-se ao fato de que durante o inverno europeu o dia tem menos horas de sol.
– Ingresso em Pompeia: €16.
Ingresso para 3 sítios arqueológicos: Pompeia, Oplontis e Boscoreale, €18 (ingresso válido por 3 dias consecutivos).
– Pompeia é um sítio arqueológico grande, que é conhecido através de caminhadas. Portanto, no dia de sua visita utilize roupas apropriadas para passeios ao ar livre, evite carregar mochilas pesadas e vá com um calçado confortável! As ruas do sítio arqueológico são de pedra e terra, então o ideal é que você esteja com um calçado fechado, como um tênis, que proporcionará mais conforto.
– Existe restaurante e cafeteria dentro do sítio arqueológico de Pompeia, então você pode passar o dia inteiro no lugar tranquilamente, fazer paradas com calma para comer e depois continuar seu passeio. A área de alimentação é fechada, tem cafeteria para comidas mais rápidas como panini, sanduíches, sucos, café e também restaurante com pizza e lasanha, por exemplo. No horário de almoço o local fica cheio, então pode ser uma boa ideia se programar para comer um pouquinho mais cedo ou um pouquinho mais tarde do que o horário de almoço usual.
– O sítio arqueológico é todo aberto e ao ar livre, se possível, opte por ir ao lugar em um dia com pouca possibilidade de chuvas.
– Se sua visita será feita em um período de alta temporada ou mesmo em um fim de semana, procure chegar ao lugar logo que o sítio arqueológico abrir para encontrá-lo mais vazio.
– O trem da linha Circumvesuviana leva em torno de 35 minutos para ir de Nápoles a Pompei Scavi Vila dei Misteri, estação que fica em uma das entradas do sítio arqueológico de Pompeia. O trem costuma ficar bem cheio, então, se essa for sua forma de deslocamento para conhecer Pompeia, vá com um pouco de paciência e esteja preparado para ir em pé no trem.
E você, já esteve em Pompeia ou tem vontade de conhecê-la? Compartilhe com a gente sua experiência!
Fonte: Melhores Destinos