Pular para o conteúdo

Em teste para as eleições de outubro, Tocantins escolhe governador neste domingo

Este será o primeiro pleito estadual com as novas regras de financiamento, que já valeram nas eleições municipais de 2016. Empresas estão proibidas de doar para campanhas, mas os candidatos podem agora fazer para arrecadar recursos de pessoas físicas.
A legislação eleitoral que valerá para as eleições de outubro na internet, inclusive com impulsionamento de conteúdo. O teto de gastos por campanha no Tocantins neste primeiro turno é de R$ 4,9 milhões.
São sete os candidatos, entre eles a senadora e ex-ministra Kátia Abreu (PDT), que, partido do governador cassado.
Apesar de ter sido aliada de Marcelo Miranda na eleição de 2014, nos últimos anos ela já não tinha diálogo com o MDB do Tocantins. O diretório regional foi um dos que apresentaram pedido para sua expulsão.
O colombiano naturalizado brasileiro Carlos Amastha (PSB-TO), prefeito de Palmas até abril, e o ex-juiz Márlon Reis (Rede-TO), um dos idealizadores da Lei da Ficha Limpa, também concorrem ao cargo.
O governador interino Mauro Carlesse (PHS-TO), que era presidente da Assembleia Legislativa e assumiu o cargo em abril, também estará na disputa.

Fonte: Folha de S.Paulo