O Parque Nacional Dry Tortugas será temporariamente fechado ao público após a chegada de cerca de 300 migrantes nos últimos dois dias, disseram as autoridades no domingo. Nas redes sociais, os vídeos são múltiplos e mostram um pico na chegada de migrantes cubanos: 160 detidos somente no domingo, segundo a Patrulha de Fronteira.
Rick Ramsay, o xerife do condado de Monroe, descreve a situação como uma migração em massa que está se transformando em uma crise humanitária. Ele disse que na segunda-feira chegaram três outros grupos, com aproximadamente 90 cubanos, que as autoridades de imigração não puderam ajudar imediatamente.
O parque fechou às 8h de segunda-feira, enquanto a polícia e o pessoal médico avaliam, prestam cuidados e coordenam o transporte de migrantes para Key West, disse uma mensagem da conta do parque no Twitter. “O fechamento, que deve durar vários dias, é necessário para a segurança dos visitantes e funcionários, devido aos recursos e espaço necessários para os atender”, diz o tuíte. A operação de serviços de balsa também foi temporariamente suspensa. Autoridades do Homeland Security Office informaram que estão trabalhando para resgatar outros migrantes que podem estar em outras ilhas remotas e desabitadas da região.
Os migrantes receberão comida, água e serviços básicos de primeiros socorros antes que a Patrulha de Fronteira determine sua permanência legal nos Estados Unidos ou que sejam processados para remoção. O parque viu recentemente um aumento no número de pessoas que chegam em barcos rústicos de Cuba, disseram as autoridades. Desde 1º de outubro de 2022, a Guarda Costeira interceptou 4.076 cubanos, em comparação com 6.182 em todo o ano fiscal anterior, disseram oficiais da Guarda Costeira. O Gabinete do Xerife do Condado de Monroe informou que desde sábado está auxiliando agentes federais no aumento da chegada de refugiados cubanos.
“A chegada de refugiados requer muitos recursos do Gabinete do Xerife, pois ajudamos nossos parceiros policiais federais a garantir que os migrantes estejam com boa saúde e segurança”, disse o xerife Rick Ramsay. “Os residentes podem ver um aumento no número de policiais e equipes de emergência em todo o condado, à medida que continuamos a responder a esses desembarques”, acrescentou. Mais de 160 refugiados chegaram principalmente do meio e do norte, bem como cerca de 300 em Marquesas Keys e no Forte Jefferson em Dry Tortugas, mais ao sul.
De acordo com o Gabinete do Xerife de Monroe, a Patrulha de Fronteira dos EUA disse a eles que alguns desembarques de migrantes podem ter que esperar pela chegada de recursos federais, exacerbando a enorme crise de imigração em Keys. “Isso mostra a falta de um roteiro do governo federal para resolver um problema de migração em massa que era previsível”, disse o xerife Rick Ramsay. Se os moradores virem uma chegada, eles devem notificar o Gabinete do Xerife e fornecer um local, lembram as autoridades.
Fonte: Brazilian Press