PANROTAS / Filip Calixto
O Panamá recebeu no ano passado 74 mil turistas brasileiros, de acordo com a ministra de Turismo do país, Gloria de León Zubieta, em entrevista ao Portal PANROTAS neste primeiro dia de WTM-LA 2025. O objetivo, segundo ela, é aumentar esse número em pelo menos 10% ou 15% neste ano.
“De 2022 a 2024 o número de brasileiros no Panamá cresceu 34%. Nesse sentido, vale destacar a nossa conectividade aérea por meio da Copa Airlines, que chega a mais de nove cidades do Brasil. Temos mais de 25 frequências semanais, então isso nos torna muito mais atraentes para os brasileiros”
Gloria de León Zubieta, ministra do Turismo do Panamá
Gloria também destaca o programa de Stopover no Panamá junto à Copa. “Se alguém vai para os Estados Unidos, por exemplo, pode, por meio desse programa, fazer uma parada no Panamá totalmente de graça”.
Na WTM-LA deste ano, o Panamá traz, em seu estande, 16 empresas parceiras, com objetivo de promover o destino. “Além de nossos trajes típicos, também mostramos nossa biodiversidade, oferta gastronômica e outros atrativos. Junto à nossa participação em feiras como esta, também trabalhamos com campanhas personalizadas com as operadoras de Turismo do Brasil”, contou a ministra.
No mês de janeiro deste ano, a visitação de turistas a nível global no Panamá foi 12% maior do que no mesmo período do ano passado, segundo a executiva.
Seguro gratuito para turistas que vão ao Panamá
Para incentivar os viajantes a irem para o Panamá, o destino está oferecendo seguro viagem gratuito a todos os que chegam ao destino.
“É um seguro gratuito para o turista, financiado pelo governo, válido para todos os turistas que chegam ao Panamá. O viajante entra no país e, automaticamente, tem um seguro que dá cobertura em caso de acidentes e hospitalizações e outros imprevistos. Éum incentivo que estamos dando para o turista”, conta a ministra.
Segmento Mice em alta
Por fim, Gloria também destacou o potencial do destino para o segmento Mice na realização de congressos e eventos. “O público Mice tem um gasto maior no destino. Enquanto o viajante de lazer gasta em média US$ 250 dólares por dia, o viajante de Mice gasta cerca de US$ 100 a mais e, por isso, é um perfil de turista muito importante para o destino”, conclui Gloria.
Fonte: PANROTAS