Pular para o conteúdo

Panamá afirma que embarcações americanas não terão passagem livre por canal

Em resposta às informações divulgadas pelos Estados Unidos nesta quarta, 5, de que as embarcações americanas poderiam transitar pelo Canal do Panamá sem o pagamento de taxas, o presidente panamenho, José Raul Mulino, afirmou que elas são falsas e as classificou como intoleráveis. Ele também exigiu do embaixador do Panamá em Washington uma postura firme para refutar às declarações do governo americano.

Mesmo em meio à forte pressão da Casa Branca, a Autoridade do Canal do Panamá (ACP), órgão independente que administra a via estratégica, reforçou nesta quarta, 5, que não foram feitos ajustes nos valores cobrados. A ACP ainda afirmou em outro comunicado que seu compromisso de diálogo com Washington continua.

O presidente Donald Trump acusou o Panamá de cobrar taxas excessivas para uso da passagem comercial, uma das mais movimentadas do mundo, e ainda afirmou que a hidrovia foi tomada pela China e prometeu assumir o controle do Canal.

O secretário de Estado americano, Marco Rubio, que se reuniu recentemente com autoridades panamenhas, afirmou que não era justo que os Estados Unidos, ao defender o canal, ainda tivessem que pagar por seu uso. Em resposta, a ACP declarou que pretende trabalhar com a Marinha dos EUA para otimizar a prioridade de trânsito de suas embarcações pela hidrovia.

The post Panamá afirma que embarcações americanas não terão passagem livre por canal appeared first on AcheiUSA.

Fonte: AcheiUSA