Pular para o conteúdo

Operações do ICE terão como foco famílias que entraram no país com filhos

Agentes de imigração nos Estados Unidos estão planejando uma nova operação para deter famílias de imigrantes com crianças como parte de uma operação nacional de fiscalização da imigração, de acordo com fontes.

A operação se concentrará em adultos e menores que entraram juntos no país e têm ordens de deportação, disse a fonte. Uma vez localizadas as famílias, os agentes as deterão antes de deportá-las.

Outra operação também está em andamento para encontrar crianças que entraram nos EUA desacompanhadas e foram liberadas sem data para comparecer ao tribunal, acrescentaram as fontes.

As fontes disseram que os advogados do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE) estão trabalhando para obter ordens judiciais que lhes permitirão entrar nas casas e realizar as prisões.

Porta-vozes do Departamento de Segurança Interna e do ICE não responderam imediatamente a um pedido de comentário.

À medida que os planos tomam forma, o governo Trump também está trabalhando com empresas privadas de prisões para reativar os centros de detenção familiar que foram fechados durante o governo Biden.

Na quarta-feira, um grupo prisional privado, o Core Civic, disse que reabriria seu centro de detenção familiar em Dilley, Texas. O centro tem capacidade para 2.400 pessoas por vez.

Desde 2014, os governos Obama, Trump e Biden tentam impedir que famílias e menores desacompanhados cruzem a fronteira.

Os governos Obama e Trump fizeram com que o ICE mantivesse famílias em centros de detenção depois que cruzavam a fronteira até que fossem liberadas com datas de comparecimento ao tribunal.

Em uma tentativa mais agressiva de impedir que famílias migrassem para os EUA em 2018, o primeiro governo Trump promulgou uma política de “tolerância zero” que separou adultos e crianças de mais de 5.000 famílias que cruzaram a fronteira EUA-México.

Depois que Joe Biden assumiu o cargo em 2021, seu governo lançou um programa que colocou imigrantes que cruzaram a fronteira como parte de uma família em um caminho de remoção acelerada, exigindo que o chefe da família fosse rastreado com uma tornozeleira eletrônica até que a família fosse deportada. O programa era caro, de acordo com ex-funcionários do ICE, e limitado a certas cidades dos EUA.

Um advogado de imigração explica quais documentos importantes você deve ter em mãos para proteger seus filhos nos EUA em caso de deportação.

Segundo um antigo acordo judicial federal conhecido como acordo Flores, menores detidos com seus pais não podem permanecer sob custódia do ICE por mais de 20 dias. Essas regras podem tornar o novo plano do segundo governo Trump para detenções familiares em larga escala mais custoso e logisticamente mais difícil do que deportar adultos solteiros, disseram dois ex-funcionários do ICE.

Fonte: Brazilian Press