Número recorde de crianças imigrantes sob custódia federal sob governo Trump

Enquanto o país se concentrava na vitória dos democratas durante as eleições de meio de mandato, o San Francisco Chronicle relatou um número escandaloso de crianças imigrantes indocumentadas em custódia federal.

Pela primeira vez, 14.000 crianças estão detidas em campos improvisados ​​pelo governo após a implementação da sua política de tolerância zero, e este número “não mostra nenhum sinal de desaceleração”, já que o governo Trump insiste em medidas para manter as crianças detidas por períodos de tempo mais longos.

Conforme explicado pela mídia, em 16 de novembro, “14.556 crianças imigrantes desacompanhadas estavam sob a custódia do Departamento de Saúde e Serviços Humanos”.

Esses números foram fornecidos por um funcionário do governo, e o Departamento de Saúde e Serviços Humanos confirmou posteriormente que “o total havia atingido aproximadamente 14.000”.

Este número é mais um sintoma da crise desencadeada pelo governo em seu esforço para impedir a imigração indocumentada no país.

Embora o Departamento de Saúde e Serviços Humanos tenha argumentado que é um mecanismo para “enfrentar a crise na fronteira” e “prevenir o tráfico humano, exploração e abuso”, a retórica presidencial e a agenda política da administração parece demonstrar que se trata de uma postura generalizada anti-imigração.

Entre a desnecessária militarização da fronteira, tentativas de contornar o Acordo de Flores nos tribunais e tentar suspender o acesso ao asilo na fronteira, o alegado novo plano do governo é oferecer duas opções aos pais em detenção aguardando audiências de deportação.

Conforme relatado por The Hill os pais podem “permanecer detidos com seus filhos por um período indefinido de tempo ou permitir que seus filhos sejam separados e levados a um abrigo governamental para que outro parente ou responsável possa assumir a custódia deles”.

De um jeito ou de outro, é um jogo de soma zero para os imigrantes.

Fonte: Brazilian Press