O governo do presidente Donald Trump anunciou na terça-feira que fará uma revisão abrangente do programa de ajuda à imigração da DACA para tentar eliminá-lo e permitirá que jovens sem documentos renovem suas permissões por pelo menos mais um ano.
A análise do governo federal sobre ação diferida para chegadas de crianças (DACA) levará aproximadamente 100 dias. As eleições presidenciais serão em 98 dias.
Nenhuma nova solicitação será aceita para o programa enquanto o governo estiver realizando essa ação, e todas as solicitações enviadas desde a decisão da Suprema Corte serão rejeitadas, a menos que seja uma “situação excepcional”, afirmou o Departamento de Segurança. Nacional (DHS) através de uma declaração.
O objetivo da revisão procura reformular os argumentos do governo Trump para encerrar o programa. Foi precisamente esse ponto que levou a Suprema Corte dos Estados Unidos a decidir em junho a favor da continuação da ajuda imigratória.
Os juízes descobriram que o governo Trump falhou ao agir em setembro de 2017, quando encerrou o programa através de um memorando básico de anulação.
“Como nosso departamento continua revisando essa política e considerando outras ações futuras, a realidade é que o Congresso deve agir sobre esse assunto”, disse o secretário de Segurança Interna, Chad Wolf.
Fonte: Brazilian Press