Mulheres imigrantes grávidas e amamentando não poderão ser presas, decide Biden

O governo Biden instruiu seus oficiais de imigração a evitar a prisão de mulheres grávidas e amamentando e estabeleceu novas diretrizes para o tratamento quando sob custódia do governo. Um memorando de 1º de julho assinado pelo Diretor Interino do Departamento de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE), Tae Johnson, orienta a agência para hospedar as mulheres em “um local apropriado para cuidar de seus cuidados”.

A determinação inclui homens transexuais e se aplica a qualquer pessoa que deu à luz no período de um ano após o parto.A política reverte um memorando de 2017 emitido durante a administração Trump que removeu a linguagem que afirmava que, exceto em circunstâncias extraordinárias, as mulheres grávidas geralmente não deveriam ser detidas. A política da era Trump ainda exigia que a agência realizasse testes de gravidez em mulheres sob custódia.

“Esta nova diretriz é um grande desenvolvimento e vai além das políticas anteriores do ICE em relação ao tratamento de grávidas. A detenção dessas imigrantes provou ser excepcionalmente prejudicial, e é ótimo ver a administração instruindo o ICE a tomar medidas que foram necessárias durante anos”, disse o diretor.

De acordo com um Relatório de Responsabilidade do Governo de 2019, o ICE deteve 2.098 mulheres grávidas em 2018, junto com 381 mulheres que amamentavam. É um salto significativo em relação ao último ano do governo Obama, quando 1.380 mulheres grávidas estavam sob custódia do ICE.

Um comunicado divulgado posteriormente pelo ICE disse que o memorando é um “reconhecimento do tempo necessário para o desenvolvimento infantil e o vínculo com os pais”.

O memorando também exige que os oficiais do ICE obtenham permissão de um superior antes de emitir uma detenção para qualquer grávida ou amamentando.

Também orienta a agência a começar a coletar dados sobre qualquer pessoa sob custódia do ICE que se enquadre nessa categoria e exige que ela seja mantida em “instalações adequadas para suas necessidades médicas e de saúde mental”.

A diretriz também proíbe amplamente o uso de restrições em qualquer mulher que já esteja em uma instalação de ICE, a menos que elas representem uma ameaça imediata a si mesmas ou a outros, exigindo “o método e a duração mais seguros” em tais casos, bem como a aprovação documentada de uma autoridade médica.

As restrições nunca devem ser usadas durante o trabalho de parto e o parto, observa o memorando.

O memorando segue pedidos de defensores da imigração e outros grupos para limitar a detenção e restrição de mulheres grávidas no sistema de justiça criminal de forma mais ampla.

“O sistema de detenção de imigrantes separa as mães de suas famílias; ele maltrata as grávidas e nega o acesso ao aborto e outros cuidados de saúde reprodutiva, interferindo nos direitos das pessoas detidas de controlar suas vidas reprodutivas e ter resultados saudáveis e positivos na gravidez”, escreveu o Center for American Progress em um relatório de 2019.

Fonte: Brazilian Press