Pular para o conteúdo

MTA não aumentará as tarifas de transporte público, mas motoristas pagarão mais pelos tolls

O MTA detalhou esta semana que adiou propostas de aumento das tarifas para o sistema de ônibus e metrô da cidade, devido às dificuldades econômicas que os passageiros estão enfrentando como resultado da pandemia do coronavírus.

Em fevereiro, o Conselho do MTA vai votar uma série de propostas de mudanças na política de pedágio. O MTA propôs aumentar o pedágio E-ZPass de $ 6,12 para até $ 6,70 para a maioria das travessias do MTA. A agência também irá considerar uma estrutura de pedágio variável que pode cobrar taxas diferentes em horários diferentes durante o dia.

Além disso, a agência está considerando a eliminação ou redução dos programas de desconto para residentes, como o que beneficia os Staten Islanders na Ponte Verrazzano-Narrows. Residentes de Staten Island que se beneficiam dos dois programas de desconto para residentes pagam uma taxa de pedágio efetiva de $ 2,75 em cada direção, significativamente menor do que a taxa E-ZPass de $ 6,12 e a taxa de pedágio de correio de $ 9,50.

O programa de descontos Triborough Bridge and Tunnel Authority (TBTA) permite que os motoristas de Staten Island paguem um pedágio de $ 3,63 se cruzarem a ponte uma ou duas vezes durante um determinado mês, e um pedágio de $ 3,44 se cruzarem a ponte. três ou mais vezes durante um determinado mês. O programa também oferece reembolso parcial de pedágios. Os residentes que fazem uma ou duas viagens recebem um desconto de $ 0,88 e aqueles que fazem três ou mais viagens recebem um desconto de $ 0,69.

Se ambos os programas forem removidos como uma medida de redução de custos, os moradores de Staten Island que viajam de e para o Brooklyn teriam que pagar um pedágio E-ZPass de $ 6,12 ou um pedágio de $ 9,50 pelo correio, representando aumentos de 123 % e 245% dos R $ 2,75 que atualmente são pagos com os dois programas em operação.

Se o MTA votar em fevereiro para reduzir ou eliminar os programas de desconto para residentes, os programas provavelmente serão suspensos dentro de seis a oito semanas da aprovação do Conselho. Durante o processo de audiência pública do MTA, muitos motoristas de Staten Island pediram ao MTA que mantivesse o desconto de residente, pois a remoção dos programas teria um impacto devastador no bem-estar financeiro de suas famílias, argumentaram.

O MTA observou que ainda é muito cedo para saber se eliminará os programas de desconto para residentes durante a reunião de fevereiro. A principal das mudanças propostas é aumentar a tarifa básica de ônibus, metrô e paratransito em até 25 centavos, de $ 2,75 para $ 3. A tarifa dos ônibus expressos também pode aumentar em até 50 centavos, de US $ 6,75 para US $ 7,25. O MTA também vai considerar a eliminação do uso de moedas em todos os ônibus, algo que já fez nos ônibus expressos, e vai descontinuar o programa de tarifas reduzidas que está suspenso desde o início da pandemia. Além disso, a agência está considerando aumentar a taxa “verde” para um novo MetroCard de $ 1 para até $ 3. Não está claro quando o MTA revisará essas alterações propostas na política de taxas.

Fonte: Brazilian Press