Pular para o conteúdo

Manifestantes neonazistas são flagrados em diferentes pontos de Orlando no fim de semana

Vídeos que se espalharam nas mídias sociais no sábado (29) mostram um grupo agitando bandeiras estampadas com a suástica, fazendo a saudação nazista e gritando insultos antissemitas para os motoristas que passavam entre a Alafaya Trail e Waterford Lakes Parkway, em Orlando. Os manifestantes, muitos deles usando vestimentas militares,  também foram gravados em uma luta corporal com pelo menos uma pessoa que tentou confrontá-los. Nenhuma prisão foi realizada e o grupo deixou a área no início da tarde.

Ainda no sábado, outras pessoas exibiram um enorme banner com o símbolo nazista no viaduto Daryl Carter Parkway na I-4, também na área de Orlando. Segundo o Orange County Sheriff’s Office, eles foram dispersados rapidamente e estão sendo investigados.

Os episódios causaram reação entre as autoridades políticas do estado. Pelo Twitter, o prefeito de Orlando, Buddy Dyer, disse que “apesar das demonstrações de intolerância na Flórida Central neste fim de semana, nosso compromisso coletivo de construir uma comunidade inclusiva e compassiva para todos está mais forte do que nunca”. O senador estadual Rick Scott, do Partido Republicano, também foi ao microblog comentar:  “Nojento”, falou Scott, acrescentando, “as manifestações odiosas não têm lugar em nosso estado. Devemos condená-las e continuar firmes com nossas comunidades judaicas”. A deputada democrata Anna Eskamani cobrou um posicionamento do governador Ron DeSantis. Mas até o momento, ele não emitiu nenhum declaração diretamente.

A secretária de imprensa de DeSantis, Christina Pushaw, publicou uma mensagem no Twitter, mas apagou logo em seguida, não antes de o comentário ser printado pelo site FloridaPolitics.com. “Nós sequer sabemos se eles são nazistas?”dizia o texto. Mais tarde, Pushaw adicionou um novo post: “O governador Ron DeSantis SEMPRE condenou ataques antissemitas e ódio, e sempre o fará. Estou confiante de que a aplicação da lei da Flórida será feita a qualquer manifestante que viole a lei”.

O Florida Department of Highway Safety and Motor Vehicles informou que é ilegal obstruir o tráfego rodoviário ou pendurar placas nos viadutos e os infratores serão processados.

De acordo com a plataforma  ADL- Anti-Defamation League- o grupo “abertartamente adorador de Hitler e adepto do National Socialism Movement clama por uma ‘grande América’ totalmente branca, que negaria a cidadania e praticamente toda proteção legal a não-brancos, judeus e à população LGBTQ.”

Fonte: AcheiUSA