Pular para o conteúdo

Mais de 125 imigrantes presos em batidas do ICE em cidades-santuário da Califórnia

O Departamento de Segurança Interna (DHS) e o Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE) anunciaram na quarta-feira a prisão de mais de 125 imigrantes indocumentados na Califórnia em uma operação que ocorreu entre 18 de setembro e 3 de outubro.

Na área de Los Angeles, uma das cidades-santuário da Califórnia, quase 100 imigrantes indocumentados com antecedentes criminais, incluindo homicídio, agressão sexual, crimes sexuais envolvendo crianças, agressão, roubo, violência doméstica e DUI foram presos, de acordo com o relatório oficial.

Mais de 95% dos presos tinham condenações criminais ou acusações criminais pendentes no momento de sua prisão, de acordo com as autoridades de imigração.

As prisões feitas durante a ação de execução incluíram:

  • a prisão em 29 de setembro em Los Angeles de um cidadão salvadorenho de 40 anos, que foi condenado no Tribunal Superior de Los Angeles por homicídio de primeiro grau em novembro de 2009 e foi libertado apesar de um mandado de prisão da imigração arquivado na prisão do condado, de acordo com o DHS. Ele agora está sob custódia do ICE, aguardando o processo de remoção.
  • a prisão em 28 de setembro em Long Beach de um cidadão mexicano de 50 anos, que foi condenado no Tribunal Superior de Los Angeles por conspiração para cometer assassinato em segundo grau em junho de 1994. Ele tinha uma ordem final de deportação e ele foi deportado de volta para o México no mesmo dia.

“O ICE não isenta classes ou categorias de estrangeiros removíveis da possível aplicação da lei”, diz uma declaração do DHS. “Todos aqueles que violam as leis de imigração podem estar sujeitos a prisão, detenção e, se for determinado que podem ser removidos por ordem final, deportados dos Estados Unidos. O ICE leva muitos fatores em consideração ao atacar e prender pessoas, incluindo criminosos e histórico de imigração. ”

Los Angeles e outras cidades da Califórnia, como San Francisco e Santa Ana, são cidades-santuário, onde seus departamentos de polícia não exercem funções de controle de imigração e restringem sua assistência às autoridades federais de imigração.

“Infelizmente, certos políticos locais, incluindo muitos na Califórnia, continuam a colocar a política antes da segurança pública. Em vez de cumprir nossa missão de proteger nossas comunidades, eles preferem brincar de política com a lei, promulgando as chamadas políticas de Cidade Santuário em detrimento da segurança de nosso país “, disse o secretário interino do DHS, Chad Wolf, em uma afirmação.

“A Operação Rise é uma prova positiva de que nunca deixará de fazer cumprir o estado de direito, com ou sem a cooperação de políticos locais.”

Nacionalmente, aproximadamente 86% das prisões de pessoas sem documentos no ano fiscal de 2019 foram contra pessoas com condenações criminais ou acusações criminais pendentes, de acordo com o DHS.

Fonte: Brazilian Press