Um juiz federal determinou que o presidente Donald Trump não pode construir seções da fronteira com dinheiro obtido por meio de sua declaração de emergência nacional.
O juiz distrital Haywood Gilliam Jr. suspendeu imediatamente os esforços do governo para canalizar os fundos que haviam sido destinados às forças armadas para a construção de seções do muro na fronteira com o México. Seu pedido é aplicável a dois projetos para adicionar 51 milhas de cercas em duas áreas.
Gilliam emitiu a decisão depois de ouvir os argumentos da semana passada em dois casos. Califórnia e 19 outros estados entraram com uma ação judicial; o grupo ambiental Sierra Club e uma coalizão de comunidades fronteiriças interpuseram outro. Sua decisão foi a primeira de várias ações judiciais contra a controvertida decisão de Trump de ignorar o processo normal de alocação orçamentária para pagar pelo muro. Em jogo estão bilhões de dólares que permitiriam a Trump promover a promessa mais distinta de sua campanha no momento em que ele pretende ser reeleito.
Fonte: Brazilian Press