
Crédito, Getty Images
Ginsburg: “Lute pelas coisas de que gosta, mas faça isso de uma forma que leve outras pessoas a se juntarem a você”
Ruth Bader Ginsburg foi uma defensora apaixonada dos direitos das mulheres, das liberdades civis e do Estado de Direito.
A juíza da Suprema Corte dos EUA morreu nesta sexta-feira (18/9) aos 87 anos, vítima de câncer.
Por mais séria que fosse sobre esses assuntos, ela também tinha um jeito de destacar questões críticas com humor, abraçando seu apelido “Notorious RBG” (um trocadilho com suas iniciais e o nome do rapper Notorious B.I.G), comentando que ela e o rapper tinham algo em comum: “Nós nascemos e fomos criados no Brooklyn, em Nova York”.
A BBC relembra algumas das citações mais memoráveis de Ginsburg sobre igualdade de gênero, direito e memória.
Sobre igualdade de gênero e discriminação:
– O pedestal sobre o qual mulheres foram colocadas, após uma inspeção mais detalhada, revelou-se muitas vezes uma gaiola.
Crédito, Reuters
Ginsburg fala ao lado do então presidente Bill Clinton no gramado da Casa Branca depois de ser nomeada para a Suprema Corte em 1993
– Não peço nenhum favor pelo meu sexo. Tudo o que peço a nossos irmãos é que tirem os pés de nossos pescoços [originalmente atribuída à abolicionista Sarah Grimké].
– Quando às vezes me perguntam quando haverá o suficiente [juízas na Suprema Corte dos Estados Unidos] e eu digo: ‘Quando houver nove’, as pessoas ficam chocadas. Mas houve nove homens, e ninguém nunca levantou uma questão sobre isso. [A Suprema Corte americana tem um total de 9 juízes]
Crédito, Getty Images
Ginsburg (canto superior direito) disse que só queria fazer seu trabalho na Suprema Corte “com o melhor” de sua capacidade
– As mulheres pertencem a todos os lugares onde as decisões são tomadas. Não deveria ser que as mulheres sejam a exceção.
– As mulheres terão alcançado a verdadeira igualdade quando os homens compartilharem com elas a responsabilidade de criar a próxima geração.
Crédito, Getty Images
Ginsburg é saudada com aplausos ao chegar para uma sessão conjunta do Congresso na Câmara em Washington em 2009
– À medida que as mulheres alcançam o poder, as barreiras caem. À medida que a sociedade vê o que as mulheres podem fazer, à medida que as mulheres veem o que as mulheres podem fazer, haverá mais mulheres fazendo coisas, e todos nós beneficiaremos disso.
– Eu rezo para que eu possa ser tudo o que [minha mãe] teria sido se tivesse vivido em uma época em que as mulheres poderiam aspirar e alcançar e as filhas fossem estimadas tanto quanto os filhos.
Sobre direito e sua carreira:
– Tornei-me advogado por motivos egoístas. Achei que poderia fazer o trabalho de um advogado melhor do que qualquer outro.
– Quando considerado em seu extremo, quase qualquer poder parece perigoso.
Crédito, David Hume Kennerly/Getty Images
Ginsburg em seu gabinete na Suprema Corte em Washington DC, 2002
– Uma constituição, por mais importante que seja, não significará nada, a menos que as pessoas anseiem por liberdade.
– Cada parte da minha vida proporcionou um respiro da outra e me deu um senso de proporção que faltava aos colegas de classe formados apenas em direito.
Crédito, Getty Images
Ginsburg recebe um diploma honorário do John Jay College of Criminal Justice, uma faculdade em Nova York, em 2004
– Os votos dissidentes falam para uma era futura. Não é simplesmente dizer: ‘Meus colegas estão errados e eu faria isso desta forma’. Mas os maiores votos dissidentes tornam-se opiniões do tribunal e, gradualmente, com o tempo, seus pontos de vista se tornam a opinião dominante.
Sobre ser uma inspiração e sobre memória:
– Lute pelas coisas de que gosta, mas faça isso de uma forma que leve outras pessoas a se juntarem a você.
Crédito, Getty Images
Ginsburg, uma amante da ópera, oficializa o casamento da soprano operística americana Alyson Cambridge, em 2015
– Eu apenas tento fazer o bom trabalho que tenho da melhor maneira que posso, e realmente não penso se sou inspiradora. Apenas faço o melhor que posso.
– Ler é uma chave que abre portas para muitas coisas boas na vida. Ler moldou meus sonhos, e mais leitura me ajudou a torná-los realidade.
Crédito, Reuters
Ginsburg exibe uma de suas muitas golas, que se tornaram um símbolo
– [Eu gostaria de ser lembrada como] alguém que usou todo o talento que tinha para fazer seu trabalho da melhor maneira possível. E para ajudar a reparar as divisões em sua sociedade e tornar as coisas um pouco melhores por meio do uso de qualquer habilidade que ela tivesse.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Final de YouTube post, 1
Final de YouTube post, 2
Final de YouTube post, 3
Fonte: BBC