Pular para o conteúdo

Quem são os jovens ‘capitalistas’ que escaparam da Coreia do Norte

Image caption A geração norte-coreana que cresceu em meio à crise de fome e viu a proliferação do mercado negro é chamada de Jangmadang | Foto: LiNK Esta não é a típica história sobre a Coreia do Norte.

Ela aborda mudanças impulsionadas por jovens que desafiam as rígidas regras impostas pelo governo do país, sob o risco de duras represálias. Trata-se de uma geração que cresceu com algum grau de acesso à informação do mundo exterior e que buscou liberdade.
O isolamento da Coreia do Norte torna difícil traçar retratos da sociedade do país. Mas um novo documentário, feito pela organização Liberdade na Coreia do Norte (LiNK), com sede na Califórnia, que ajuda refugiados norte-coreanos, dá pistas.

Caso de menino de 7 anos que trabalha como entregador gera revolta na ChinaA história do caminhoneiro que se assumiu crossdresser e roda o Brasil de salto altoO projeto revela, por meio de depoimentos de cidadãos que deixaram o país, a experiência de vida da geração que vivenciou a crise de fome nos anos 1990, quando estima-se que 1 milhão de pessoas tenha morrido por conta da escassez absoluta de alimentos.

Fonte: BBC