Pular para o conteúdo

Kamala Harris liga para Donald Trump e reconhece derrota; acompanhe

Donald Trump em discurso

Crédito, EPA

O primeiro ex-presidente a ser condenado por um crime, Donald Trump também será o primeiro a assumir o cargo enquanto ainda enfrenta várias acusações criminais.

Aqui está o que pode acontecer com cada um dos quatro processos legais que ele enfrenta:

1) Condenação por pagamento de suborno em Nova York: especialistas jurídicos afirmam ser improvável que Trump enfrente prisão, já que ele é um infrator primário e mais velho.

2) Caso de 6 de janeiro: o promotor Jack Smith apresentou acusações criminais contra Trump no ano passado por suas tentativas em reverter sua derrota eleitoral de 2020. Trump se declarou inocente.

O caso está em um impasse legal desde que a Suprema Corte decidiu que Trump estava parcialmente imune a processos criminais por atos oficiais cometidos enquanto estava no cargo.

Com a vitória de Trump, seus problemas legais decorrentes deste caso agora “desaparecem”, segundo o ex-promotor federal Neama Rahmani. O promotor afirmou que, se Smith se recusar a arquivar o caso, Trump pode simplesmente afastá-lo.

3) Caso dos documentos classificados: a juíza designada para esse caso, Aileen Cannon, nomeada por Trump, rejeitou as acusações em julho, alegando que Jack Smith – que também lidera este caso – foi nomeado de maneira indevida.

Smith apelou da decisão. Mas, com a vitória de Trump, o caso dos documentos classificados agora enfrentará o mesmo destino que o caso eleitoral, segundo Rahmani.

4) Caso das eleições na Geórgia: este caso enfrentou diversos obstáculos, incluindo tentativas de desqualificar a procuradora distrital Fani Willis devido à sua relação com um advogado contratado para trabalhar no caso.

Um tribunal de apelação está avaliando se Willis pode continuar à frente do processo.

No entanto, agora que Trump é o próximo presidente, o caso pode enfrentar ainda mais atrasos ou, possivelmente, ser arquivado. Especialistas jurídicos esperam que o caso seja suspenso durante o mandato de Trump.

Fonte: BBC