O familiar de um imigrante indocumentado preso na operação do ICE da semana passada em Newark afirma que ele não tem antecedentes criminais, diz um relatório . Tensões e ansiedades estão altas no Condado de Essex depois que agentes do Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE) realizaram uma batida surpresa em um distribuidor de frutos do mar em Newark na última quinta-feira. Três moradores indocumentados foram presos e vários outros foram detidos durante a batida “sem mandado”, incluindo um veterano militar dos EUA.
Como parte de sua plataforma de campanha, o presidente Donald Trump prometeu lançar imediatamente uma repressão nacional à imigração assim que fosse eleito. Sua administração não perdeu tempo fazendo seus primeiros movimentos. Em seu primeiro dia no cargo, a Casa Branca anunciou uma onda arrebatadora de ações presidenciais e ordens executivas – incluindo várias envolvendo imigração.
“Nossa fronteira sul é invadida por cartéis, gangues criminosas, terroristas conhecidos, traficantes de pessoas, contrabandistas, homens em idade militar não investigados de adversários estrangeiros e narcóticos ilícitos que prejudicam os americanos, incluindo a América”, declarou Trump . Mas, de acordo com Jennifer Jimenez, nada disso se aplica ao seu primo de 29 anos, David. Jimenez disse recentemente ao NJ Advance Media que seu primo – natural do Equador – foi uma das pessoas presas durante a operação da última quinta-feira, que ocorreu em um distribuidor atacadista de frutos do mar no bairro de Ironbound, na cidade.
Ela disse a um repórter que seu primo trabalha no negócio há quase três anos. Ele está detido no Elizabeth Detention Center, no Condado de Union. “Meu primo é a pessoa mais doce, gentil e trabalhadora que você pode conhecer”, disse Jimenez, acrescentando que ele “paga todas as suas contas em dia, nunca se meteu em problemas e é o tipo de pessoa que faz quase tudo certo”. Leia o artigo completo aqui .
Sobre a lei que proíbe prisões de NJ serem usadas pela ICE
Sob uma lei estadual de 2021 , todas as prisões em Nova Jersey – públicas ou privadas – estão proibidas de fazer novos contratos com o ICE para manter detentos federais. As prisões também não podem expandir ou renovar acordos antigos. Mas, desde então, tanto a CoreCivic quanto o GEO Group contestaram a lei na justiça, e um juiz decidiu em 2023 que a CoreCivic poderia manter sua prisão em Elizabeth aberta.
O Essex County Correctional Facility em Newark costumava contratar o Departamento de Segurança Interna dos EUA para manter detentos do ICE. Autoridades do condado encerraram seu controverso acordo com os federais em 2021 – mas desde então adicionaram presos do Condado de Union. Leia mais : Essex County Nixes Contrato de Prisão do ICE, Mas Alguns Se Sentem ‘Gaslighted’ ICE e empresas privadas de prisões estão supostamente buscando adicionar mais espaço de detenção em Nova Jersey, apesar da proibição do estado.
Fonte: Brazilian Press