Pular para o conteúdo

Entenda por que a crise política na Itália tem potencial explosivo para a economia global

Direito de imagemReutersImage caption O presidente da Itália, Sergio Mattarella, rejeitou o nome sugerido pelos populistas para ocupar o Ministério da Economia e gerou uma crise política A Itália está envolvida em uma disputa de poder entre populistas eurocéticos – vencedores das eleições de março – e políticos pró-União Europeia.

Foram necessárias semanas de negociações para que uma coalizão populista se formasse, mas o presidente, Sergio Mattarella, a vetou de maneira controvertida e a situação voltou à estaca zero.
Agora, o país enfrenta um governo interino – ainda não empossado – antes de partir para novas eleições.

A atriz britânica feminista que passou a agir como ‘terrorista’Imigrante que escalou prédio para salvar criança em Paris ganha promessa de cidadania e empregoO que faz disso uma crise?
A economia da Itália – a terceira maior da zona do euro – está anêmica há anos.
A União Europeia e os mercados globais estão assistindo a isso nervosamente. A crise da dívida da zona do euro em 2010-2011 foi remendada, mas não resolvida.
A rejeição de Mattarella à escolha dos populistas para o Ministério da Economia – com o nome de Paolo Savona – expôs as tensões sobre o euro.

Fonte: BBC