Pular para o conteúdo

Dolomitas: a beleza única dos Alpes Italianos orientais





Dolomitas: a beleza única dos Alpes It… | Viagem e Turismo






















Lago di Carezza, uma das maravilhas naturais da região das Dolomitas (Tim Strulik/Unsplash)
Continua após publicidade

Um refúgio natural na porção italiana dos Alpes, as Dolomitas são uma cadeia montanhosa com características únicas – a tal ponto que os moradores da região as consideram uma área à parte da cordilheira principal. Seja pela cultura ou pelas formações geológicas singulares, o local faz parte de um imaginário próprio do nordeste da Itália.

O próprio nome desse trecho das montanhas já dá uma pista do que o torna diferente: dolomita é um tipo de rocha formado por cálcio e magnésio, com colorações mais claras do que em outras partes dos Alpes. Com tons variados, as Dolomitas atingem o ápice de sua beleza nos momentos de inclinação solar (seja ao nascer ou no poente), quando a luz é refletida pelos minerais de diferentes cores, em um fenômeno conhecido como Enrosadira.

enrosadira-dolomitas
Fenômeno da Enrosadira no topo das Dolomitas é uma das belezas mais famosas da região (Cristina Gottardi/Unsplash)

Além das belezas naturais, outro atrativo do pedaço – que compreende as regiões italianas do Vêneto, de Friuli-Venezia-Giulia e de Trentino-Alto Ádige – é a mescla cultural. Uma área historicamente disputada pela própria Itália e pela vizinha Áustria, nessa parte do país é possível encontrar comunidades onde a língua dominante ainda é o alemão, algo que também se reflete na arquitetura e na gastronomia de muitas cidadezinhas das montanhas, especialmente no Alto Ádige, que compunha o Tirol.

Destaques das Dolomitas

O local mais concorrido – e exclusivo – da região é Cortina d’Ampezzo, famosa pelos esportes de inverno. Destino de esqui favorito da elite italiana, a cidade é mais cara, e tem atrações à parte para os visitantes mais endinheirados, incluindo lojas de grife e restaurantes de renome, como o Tivoli Cortina, dono de uma estrela Michelin.

Continua após a publicidade
@jessisgr8

Cable car from mount faloria to cortina d’ampezzo #cortina #cortinadampezzo #italy #dolomites #dolomiti #apresski #alpine #ski #fyp #fypシ #foryoupage #faloria #mountfaloria #montefaloria #mointain #moutains #hiking #cablemachine

♬ original sound – Jess ✌🏻 –

Para apreciar as paisagens, a dica é pegar o teleférico Faloria, que parte do centro de Cortina. Destaques naturais nas redondezas incluem as Cinque Torri, formação rochosa peculiar a cerca de 15 km do centro da cidade, e o Passo Giau, uma passagem que conecta Cortina à comuna vizinha de Colle Santa Lucia – palco de batalhas nas trincheiras da Primeira Guerra entre a Itália e o Império Austro-Húngaro, essa zona também sedia tours específicos para interessados na história.

passo-giau-dolomitas-italia
Além de valorizar a paisagem, Passo Giau guarda resquícios dos conflitos por essa região historicamente disputada por Áustria e Itália (Nicola Pavan/Unsplash)
Continua após a publicidade

Outros programas famosos pela região incluem uma visita ao Lago di Carezza, que guarda algumas das paisagens mais famosas das Dolomitas, e uma ida ao Val Gardena. Nessa região, três vilas dão a chance de mergulhar na cultura característica dessa parte da Itália – a partir de Ortisei, é possível pegar um teleférico até Alpe di Suisi, que ostenta o título de maior planalto do continente europeu, com 57 km² a uma altitude de quase 2 mil metros.

Região aparecerá nas Olimpíadas de Inverno

As Dolomitas estão outra vez em alta graças à iminência das Olimpíadas de Inverno de 2026, que serão sediadas em conjunto por Milão e por Cortina d’Ampezzo em fevereiro do ano que vem – nesta última, acontecerão competições como esqui alpino, bobsled, biatlo e skeleton.

Cortina tem tradição esportiva: já sediou, por conta própria, os Jogos Olímpicos de Inverno de 1956.

Continua após a publicidade

Leia tudo sobre a Itália

Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp

Compartilhe essa matéria via:

Resolva sua viagem aqui

Publicidade


Fonte: Viagem e Turismo