A sede da prefeitura de Middletown, no estado de New York, foi alvo de agentes do U.S. Immigration and Customs Enforcement (ICE) na manhã de quarta-feira (3). O ICE tomou conhecimento de que o imigrante teria uma audiência no local e deslocou a equipe, gerando uma grande confusão na prefeitura. O imigrante conseguiu fugir.
“Durante uma tentativa de ação de execução de mandado de prisão no dia 3 de abril, em que oficiais de deportação da ICE especificamente procuravam um estrangeiro ilegal, ele acabou conseguindo fugir. conseguiu fugir dos oficiais. Apesar dessas tentativas de obstruir os esforços legais do ICE para prender estrangeiros criminosos e infratores de imigração, a agência continua comprometida com seus esforços para manter a segurança pública”, informou o ICE em comunicado.
O prefeito de Middletown, Joe DeStefano, disse estar ultrajado pela forma como agentes à paisana do ICE tentaram prender o imigrante no interior da sede da prefeitura. As autoridades locais informaram que os agentes apareceram sem aviso com um mandado administrativo de busca e perseguiram o imigrante pelos corredores do prédio.
“Isso poderia ter terminado de forma ruim. Essa ação num prédio público prejudica todo o trabalho que nós estamos fazendo há vários anos e provoca o medo novamente”, disse DeStefano.
Ele acrescentou que a prefeitura e o Departamento de Polícia de Middletown têm trabalhado arduamente para conquistar a confiança da comunidade imigrante, sendo 40% dela latina, ao emitir cédulas de identidade (IDs) duas vezes na semana para que eles sintam-se seguros em entrar na sede da Prefeitura. O Deputado Sean Patrick Maloney está pedindo que o incidente seja investigado.
“Essa notícia é altamente alarmante e provocou preocupação considerável na população em Middletown. Eu estou pedindo uma explicação detalhada dos protocolos que regem as operações de detenção do ICE”, disse ele.
Entretanto, nem todo mundo defendeu o indocumentado que conseguiu fugir dos agentes do ICE. “Essas pessoas furaram a fila. Elas chegam aqui, exigem isso e aquilo. Elas são ilegais. Elas estão invadindo a fronteira. Nós não podemos aturar isso”, disse Kevin Collins.
Fonte: AcheiUSA