Pular para o conteúdo

ICE envia e-mails em massa para cidadãos americanos intimando-os a deixarem o país

O serviço de imigração dos EUA emitiu um aviso severo em um e-mail em massa sem precedentes para pessoas que vivem no país sob proteções migratórias específicas: “É hora de vocês deixarem os Estados Unidos”.

Intitulado “Aviso de Término de Liberdade Condicional”, o e-mail dizia: “Se você não deixar os EUA imediatamente, estará sujeito a possíveis ações policiais que resultarão em sua remoção dos EUA, a menos que tenha obtido uma base legal para permanecer aqui.” Ele também afirma que “quaisquer benefícios que receber nos EUA relacionados à sua liberdade condicional — como autorização de trabalho — também terminarão”.

“Não tente ficar nos EUA: o governo federal vai te encontrar”, conclui o e-mail. O e-mail do Departamento de Segurança Interna (DHS) foi endereçado aos milhões de pessoas que vivem nos EUA e que fugiram da agitação em países como Venezuela, Haiti, Cuba e Nicarágua. Mas nos dias seguintes à distribuição do e-mail, surgiram relatos chocantes de que cidadãos americanos em Massachusetts, Arizona e Connecticut receberam os avisos.

Um alto funcionário do DHS disse em um comunicado que a Alfândega e Proteção de Fronteiras estava “monitorando as comunicações e abordaria quaisquer problemas caso a caso”. Conhecer seus direitos é fundamental e uma ferramenta que você pode usar para argumentar porque não deve ser detido por agentes do ICE.

“Se um endereço de e-mail não pessoal — como o de um cidadão americano — foi fornecido pelo estrangeiro, as notificações podem ter sido enviadas a destinatários indesejados”, disse a autoridade. Ainda assim, especialistas alertam que os cidadãos americanos devem tomar medidas para se proteger no caso improvável de as autoridades de imigração entrarem em contato com eles para contestar sua cidadania.

Kristen Harris, advogada de imigração em Chicago, aconselhou os cidadãos americanos que receberem a notificação a consultar imediatamente um advogado de imigração. Nas últimas semanas, o governo Trump e as autoridades de imigração intensificaram seus esforços para deportar não cidadãos. Trump também levantou a ideia de deportar cidadãos americanos condenados por certos crimes nas últimas semanas.

Fonte: Brazilian Press