
Carlos Alfredo Luna Guebara é acusado de homicídio qualificado, conspiração para cometer homicídio e participação em organizações terroristas
Na quarta-feira (15), agentes do Setor de Operações de Remoção (ERO) do Departamento de Imigração (ICE) removeram um fugitivo procurado pelas autoridades salvadorenhas por homicídio qualificado, conspiração para cometer homicídio e participação em organizações terroristas. Carlos Alfredo Luna Guebara, de 26 anos, entrou nos EUA em data e local desconhecidos, sem passagem pela Alfândega.
Em 25 de fevereiro, o Tribunal de Apelação Comum de Allegheny (PA) condenou-o por acusações locais. Em 26 de fevereiro, a Penitenciária do Condado de Allegheny o transferiu para a custódia da ERO na Filadélfia. A ERO Filadélfia emitiu um Aviso para Comparecer (NTA) em nome de Carlos Alfredo, exigindo a deportação dele conforme o Ato de Imigração e Nacionalidade (INA), por ele ser um estrangeiro em situação migratória irregular nos EUA.
Em 6 de março, a ERO Filadélfia obteve uma cópia autenticada do julgamento para adicionalmente acusá-lo como sendo um estrangeiro condenado por um crime envolvendo torpeza moral. Em 8 de abril, um juiz de imigração em York, Pensilvânia, ordenou que ele fosse deportado dos EUA para El Salvador. Na ocasião, Guebara renunciou ao seu direito de apelar.
Em 11 de abril, a ERO Filadélfia recebeu e confirmou um mandado de prisão pendente para Carlos Alfredo por envolvimento com organizações terroristas, homicídio qualificado e conspiração para cometer homicídio qualificado em El Salvador. As autoridades salvadorenhas também indicaram que ele é um membro de gangue ativo e autuado da gangue criminosa de rua Mara-18.
Carlos Alfredo foi entregue às autoridades salvadorenhas sem incidentes.
Fonte: Brazilian Voice