Cenário de novelas e de uma beleza impressionante, a Gruta do Anjo, em Socorro, é uma atração que não pode faltar no roteiro de quem visita essa cidade do Circuito das Águas Paulista, a 135 km de São Paulo.
A Gruta do Anjo é um passeio rápido, que se não estiver muito cheio dura no máximo 1 hora, e você pode combinar de encaixar essa visita em um dia de outras atividades no Caminho Turístico do Rio do Peixe, onde ficam os principais parques de aventura de Socorro.
Foi o que fizemos em nossa viagem para Socorro. A seguir, vou trazer todas as dicas e informações para você conhecer a Gruta do Anjo.
Gruta do Anjo
Cercada por natureza e aos pés da Serra da Mantiqueira, Socorro é chamada de Cidade de Aventuras devido às diversas opções de atividades esportivas, como rafting, tirolesa, arvorismo, canoagem e outros.
Os parques de aventura, como Monjolinho e Kango Jango, por exemplo, ficam ao longo do Rio do Peixe, que corta cidade e onde os viajantes praticam o rafting. É no mesmo Caminho Turístico do Rio do Peixe que se encontra a Gruta do Anjo, um lugar paradisíaco em Socorro.
A Gruta do Anjo é uma propriedade particular que iniciou seus trabalhos na década de 1950 com a extração de minérios. A antiga pedreira foi desativada em 1995 e abriu como gruta entre 2009/2010, já moldada para ser um ponto turístico da cidade.
Devido à quantidade de nascentes na região, a água se infiltrou na gruta e formou um lago com águas cristalinas. Essa imensa formação rochosa tem cerca de 3 mil metros quadrados de extensão e amplas galerias, e a profundidade de água gelada (sempre a 10°C) pode chegar a 4 metros.
O que fazer na Gruta do Anjo
A Gruta do Anjo é um local para ser admirado e apreciado. Eu já havia visto algumas fotos do local, mas confesso que as imagens não refletem exatamente a beleza do lugar. No meio da tarde, principalmente nos meses de verão, a luz do sol cai e entra pela fenda da rocha, trilhando um caminho de luz sobre a água, deixando o lugar ainda mais bonito.
Dá para caminhar pelo espaço e andar de pedalinho, sempre em duas pessoas. Como fui sozinho, o guia que fica no espaço acabou fazendo o passeio no lago comigo, mas dei sorte por o local estar vazio. De fim de semana e feriados, pode haver filas para entrar nessa impressionante formação rochosa.
Dependendo do dia, pode haver um congestionamento de pedalinhos no lago, por isso o ideal é mesmo visitar a Gruta do Anjo durante a semana. Uma curiosidade é que boa parte interna da gruta é iluminada por luzes de LED, mas a parte final é bem escura – e nem todo mundo vai de pedalinho até o fim. E vale ressaltar que é proibido entrar na água.
Devido à beleza do lugar, a Gruta do Anjo já foi cenário de novelas brasileiras, como Império, da Rede Globo, e Revelação, do SBT.
Quanto custa para visitar a Gruta do Anjo?
A Gruta do Anjo fica aberta para visitação de terça a domingo e feriados das 9h às 15h. Ela fica localizada na Estrada Socorro – Munhoz, Km 3, no chamado Caminho Turístico do Rio do Peixe. É bem sinalizado e fácil de chegar. No mesmo dia em que fui à Gruta, aproveitei para ir em outros parques de aventura que ficam na mesma região, como o Monjolinho e o Kango Jango.
O preço para visitar a gruta é de R$ 65 por pessoa, que pode ser pago diretamente no local. Crianças de até 6 anos, acompanhadas de adulto, entram de graça.
O espaço conta com um amplo estacionamento e também um hotel. A Pousada Gruta do Anjo tem apartamentos e chalés, piscinas e café da manhã incluso, e quem se hospeda nela tem acesso gratuito à gruta.
Hotel em Socorro
Se você estiver planejando uma viagem para Socorro, confira algumas hospedagens que separamos a seguir:
Veja também:
– Hotel fazenda em Socorro: 10 opções para curtir o sossego do interior de São Paulo
Você já conhecia a Gruta do Anjo em Socorro? Ficou com vontade de visitá-la? Participe dos comentários!
Fonte: Melhores Destinos