Pular para o conteúdo

Seis estados americanos impõem restrições ao uso do Tik Tok

Ao menos seis estados americanos, todos governados por Republicanos, impuseram restrições ao uso do aplicativo de origem chinesa Tik Tok. Os últimos foram Texas e Indiana que, nesta quarta-feira  (7), se juntaram à Maryland, South Dakota, South Carolina e Nebraska na ofensiva contra a plataforma de mídia social chinesa.

No Texas, o governador Greg Abbott proibiu a instalação e o uso do aplicativo em celulares e computadores da administração pública. Já a Indiana entrou com uma ação judicial alegando que o app representa uma ameaça às crianças. O processo assinado pelo procurador-geral Todd Rokita  destaca que os algoritmos do Tik Tok fornecem “conteúdo abundante com álcool, tabaco e drogas; além de teor sexual e nudez” para usuários a partir dos 13 anos.

 De propriedade da empresa ByteDance Ltd., sediada em Pequim,  o Tik Tok afirma ter quaser 100 milhões de usuários nos Estados Unidos. O aplicativo popularizou as “dancinhas” e inspirou desafios virais em todo o mundo. Em 2020, o então presidente Donald Trump tentou banir o aplicativo do território americano por questões de “segurança nacional”. No entanto, ele  não forneceu nenhuma evidência para as afirmações.

Na semana passada, o diretor do FBI, Chris Wray , expressou preocupação de que o governo chinês possa usar o algoritmo do Tik Tok para manipular conteúdos contrários aos “valores dos Estados Unidos” e disse que “isso deveria nos preocupar”. Ele também disse que o Partido Comunista da China poderia estar usando o aplicativo para “espionagem”.

Fonte: AcheiUSA