A seca histórica que atinge o Texas revelou pegadas de dinossauros deixadas há 113 milhões de anos no leito do rio Paluxy, que fica nas proximidades da cidade de Glen Rose. Os rastros já eram conhecidos por paleontólogos, mas não eram vistas desde o ano 2000, quando o Paluxy secou pela última vez por causa do clima severo.
Os rastros deixados no local conhecido como Dinosaur Valley State Park indicam que eles tinham garras afiadas nos dedos das patas, que serviam para prender as presas ao chão ao serem abatidas. “Você pode ver as unhas dos pés. São profundas! São espetaculares”, disse Louis Jacobs, professor da Southern Methodist University, ao jornal The New York Times.
Conforme Jacobs, os animais que habitavam o Texas caçavam um tipo herbívoro conhecido como Sauroposeidon, que tinha o pescoço muito comprido e viajava em rebanhos. As marcas da jornada dos sauroposeidons se assemelham a pegadas de elefantes, também são encontrada no parque.
O Dinosaur Valley é o local que registra pegadas de dinossauros mais bem preservadas do mundidos s. Estima-se que em toda a área haja 140 no total, 60 visíveis agora. Em condições climáticas não anormais, os rastros ficam debaixo d’água sob sedimentos.
Na semana passada, mais de 87% do estado texano foi classificado em alguma das três categorias de seca: severa, extrema e excepcional.
Fonte: AcheiUSA