Pular para o conteúdo

Mortes: Professora da USP, ajudou a fundar a Apae em São Paulo

Divulgação/Associação Brasileira de Psicologia e Medicina ComportamentalMargarida Hofmann Windholz (1926-2018)19/01/201800h00Maggi Windholz dizia não estranhar o fato de sua família ter tantos psicólogos e assistentes sociais. Judeus emigrados da Alemanha, seus pais foram co-fundadores da Congregação Israelita Paulista e, durante o período em que o Estado Novo pendeu entre o Eixo e os Aliados, abrigaram em sua casa refugiados sem visto permanente.
Referência na área de análise comportamental, Maggi teve trajetória marcada pela educação de pessoas com necessidades especiais.
Cursou sociologia na USP e fez parte da primeira turma de formandos do Instituto de Psicologia da instituição, graduada em 1961. No mesmo ano, fez parte do grupo que fundou a Apae em São Paulo.
Pupila de Fred Keller, um dos pai da psicologia experimental, foi professora da instituição a partir de 1968. Do mestre, em cuja casa se hospedava quando estava nos EUA, lembrava-se das conversas informais chamadas de “sessões da cinco da tarde”. Numa delas, quando pensava em dedicar-se só à pesquisa, foi convencida da importância da sua atividade clínica.
Seu trabalho mais destacado foi na Escola de Carminha, onde lidou com crianças e adolescentes com dificuldades severas de desenvolvimento.

Fonte: Folha de S.Paulo

Marcações: