França investiga Apple por encurtar vida de iPhones manipulando baterias

15/01/201821h03A promotoria francesa investiga a Apple por tornar obsoletos seus smartphones manipulando suas baterias. O objetivo seria incitar os usuários a adquirir produtos mais recentes.
A investigação foi iniciada por denúncia da associação francesa de consumidores (Halte à l’Obsolescence Programmée – Fim à Obsolescência Programada).
“É nossa missão defender os consumidores e o meio ambiente contra esse desperdício organizado pela Apple”, afirmou a delegada geral da HOP, Laetitia Vasseur, em nota publicada no site da organização na semana passada.
O expediente é ilegal na França desde 2015, como parte da lei sobre transição energética. A legislação estabelece que é proibido o uso de técnicas que visem reduzir deliberadamente a duração para aumentar a taxa de substituição. Prevê pena máxima de dois anos de prisão e multa de até 5% do volume de negócios anual da empresa.
De acordo com a HOP, há vários anos os clientes percebem que há uma desaceleração das baterias justamente no momento em que são lançados novos modelos.
Apple reconheceu que diminui intencionalmente a velocidade dos celulares mais antigos quando é baixada uma nova atualização do software. Defendeu que o recurso serve para aumentar a vida útil das baterias.

Fonte: Folha de S.Paulo

Marcações: