Pular para o conteúdo

Custo-benefício do Torneio da Flórida é divide opiniões no Fluminense

O técnico Abel Braga comanda o Fluminense em mais uma edição do Torneio da Flórida Foto: Lucas Merçon / FluminenseViagens, sessão de autógrafos e pouco tempo para treinar. O torcedor deve se perguntar qual a vantagem para o Fluminense em abrir mão de uma pré-temporada dedicada somente aos testes e à preparação física para participar do Torneio da Flórida. A resposta para o inevitável questionamento divide opiniões e abre discussão sobre até que ponto os interesses comerciais podem influenciar os esportivos.
O maior benefício do torneio é um termo que já se banalizou na boca dos dirigentes esportivos: internacionalização da marca. A participação numa competição intercontinental (ainda que de caráter amistoso), com a presença de clubes europeus, é usada como trunfo na hora de convencer uma empresa de que vale a pena expôr sua marca no clube.
O atacante Henrique Dourado com torcedores nos EUA Foto: Lucas Merçon / Fluminense
Neste sentido, os números ajudam. Segundo dados divulgados pela organização, o Torneio da Flórida gera mais de R$ 830 milhões em exposição de mídia. Ele será transmitido para cerca de 140 países, num total de 50 milhões de espectadores. De acordo com o instituto Ibope Repucom, a edição do ano passado entregou 64 mil aparições para mais de 120 marcas exibidas só na TV brasileira.

Fonte: Extra Online