:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/W/8/phFt2vQiqDL7DrHHrOMw/000-9vx2dy.jpg)
Profissional de saúde coleta amostra nasal de mulher para teste de Covid-19 em um centro de testagem gratuita em Buenos Aires, na Argentina, no dia 10 de janeiro. — Foto: Alejandro Pagni / AFP
Profissional de saúde coleta amostra nasal de mulher para teste de Covid-19 em um centro de testagem gratuita em Buenos Aires, na Argentina, no dia 10 de janeiro. — Foto: Alejandro Pagni / AFP
O Governo de Portugal anunciou nesta quinta-feira (3) que não exigirá mais o comprovante de testes negativos para Covid-19 em passageiros que cruzarem suas fronteiras aéreas. A medida é válida apenas para aqueles que embarcaram em outro país da União Europeia (UE).
A medida é um primeiro passo para diminuir as restrições impostas contra o coronavírus. O afrouxamento nas normas acompanha um momento em que a Europa registra estabilidade nos seus números da pandemia, conforme disse Hans Kluge, diretor da OMS, em entrevista coletiva.
O governo português disse em um comunicado que não precisam se testar, os viajantes que apresentem o Certificado Digital Covid da UE, que entrou em vigor em 1 de julho de 2021. O documento é emitido para cidadãos e residentes na Europa.
Brasileiros de fora
Viajantes oriundos do Brasil, que se vacinaram no país e emitiram o comprovante do Sistema Único de Saúde (SUS) continuarão a ser obrigados a apresentar diagnóstico negativo para a doença.
O governo português também não especificou se turistas com comprovantes do Reino Unido – que não faz mais parte da UE – e dos Estados Unidos poderão cruzar as fronteiras sem apresentar teste.
Portugal é um tradicional destino de férias no continente europeu e se prepara para a temporada de verão, que começa, no hemisfério norte, em junho.
Além disso, o país tem uma das maiores taxas de vacinação da Europa, com 89,4% da população totalmente vacinada, segundo dados da plataforma Our World in Dada.
Não há, ainda, a data oficial para a liberação dos viajantes sem teste. No entanto, ela deverá ser divulgada até 9 de fevereiro, quando as atuais medidas precisarão ser renovadas.
Com a variante ômicron se espalhando no continente, Portugal registrou um aumento na incidência da Covid-19, mas hospitalizações e mortes estão bem abaixo dos picos registrados no ano passado.
Fonte: G1