Justiça do Reino Unido ordena interromper a construção de túnel perto do monumento de Stonehenge

O círculo de pedra de Stonehenge é visto durante o por do sol perto de Amesbury, na Grã-Bretanha — Foto: A.Pattenden/English Heritage/Divulgação via Reuters

A justiça britânica julgou ilegal nesta sexta-feira (30) a construção de um novo túnel rodoviário próximo ao sítio pré-histórico de Stonehenge, no sudoeste da Inglaterra, classificado como Patrimônio Mundial da Humanidade, o que interrompe o projeto.

O túnel, com cerca de 3 quilômetros de extensão, tem como prioridade reduzir os congestionamentos de um importante eixo rodoviário que liga as regiões leste e oeste do país e tem um custo orçado em 1,6 bilhão de libras (cerca de R$ 11,39 bilhões).

LEIA TAMBÉM:

O projeto vinha sendo muito criticado pela chamada Aliança de Stonehenge, que reúne várias associações de preservação. Um painel de especialistas também se opõe ao túnel porque acredita que ele poderia causar “danos permanentes e irreversíveis” ao sítio arqueológico.

O círculo de pedra de Stonehenge perto de Amesbury, na Grã-Bretanha — Foto: A.Pattenden/English Heritage/Divulgação via Reuters

Apesar das disputas, o governo do Reino Unido havia aprovado o projeto ainda no segundo semestre do ano passado. A aprovação foi considerada ilegal pelo Juiz David Holgate, por não ter apresentado soluções alternativas, conforme prevê o estatuto do Patrimônio Mundial.

“Estamos extremamente felizes com o resultado deste julgamento”, disse John Adams, diretor da associação Save Stonehenge World Heritage Site (SSWHS).

A concessionária Highways England, que conduz o projeto, disse em nota estar “extremamente decepcionada com a decisão” e indicou que aguardaria o Ministério dos Transportes “examinar suas opções”.

Construído em etapas entre aproximadamente 3.000 e 2.300 anos antes de Cristo, Stonehenge é um dos monumentos megalíticos mais importantes do mundo por seu tamanho e precisão arquitetônica.

Fonte: G1