Pular para o conteúdo

Global Entry: veja como se inscrever no programa ‘fura-fila’ da imigração, que torna entrada mais rápida nos EUA

Guichê Global Entry — Foto: Reprodução

O governo federal informou que a partir dessa segunda-feira (7) está disponível para brasileiros o “Global Entry”, um programa que permite a entrada nos Estados Unidos de maneira rápida e facilitada, sem necessidade de passar pelas filas de imigração.

Essa medida não altera a exigência nem as regras para concessão de visto. Além disso, para aderir ao Global Entry, é necessário ter passaporte.

Para acessar o programa, os cidadãos brasileiros devem fazer a sua inscrição na plataforma Trusted Traveler Programs (TTP), local onde informará os dados, obterá o valor para pagamento da taxa de inscrição de US$ 100 (R$ 525, na cotação atual) não reembolsáveis e, depois, marcará a entrevista presencial, obrigatória para entrar no país.

Veja a seguir o passo a passo para se inscrever no site:

Etapa 1: selecionar o programa Global Entry

Global Entry – Passo 1 — Foto: Reprodução

A primeira tela para se inscrever no TTP apresenta 5 programas para o ingresso facilitado nos Estados Unidos, mas para os brasileiros, o plano que deve ser selecionado é o “Global Entry”.

Isso porque ele é o único que abrange cidadãos de outros países, além do Canadá e México, que estão indo aos Estados Unidos, seja por ar, terra ou mar.

Leia também:

Ainda assim, para quem tem dúvidas de qual plano aderir, o site traz um questionário, no qual você informa de onde é, quantas vezes viaja internacionalmente por ano e o sistema irá sugerir qual plano é mais adequado para você.

Questionário sugere qual o plano mais adequado para cada perfil. — Foto: Reprodução

Etapa 2: aceite os termos de uso

Global Entry – Passo 2 — Foto: Reprodução

Como qualquer sistema hoje em dia, após preencher o formulário, irá aparecer um termo de uso, que é necessário ser aceito para continuar o processo.

Etapa 3: crie a sua conta no TTP

Global Entry – Passo 3 — Foto: Reprodução

Nesta etapa, você cria um login, da mesma maneira que faz para criar uma rede social, por exemplo. Será necessário informar um e-mail, confirmar a conta e criar uma senha forte, com letras minúsculas e maiúsculas, números e caracteres especiais.

Também será solicitado um método de proteção de 2 fatores, sendo fornecidas diversas opções, desde o código por SMS a um dispositivo físico.

Global Entry – para cadastro, é preciso escolher um método de 2 fatores. — Foto: Reprodução

Etapa 4: preencha seus dados pessoais

Global Entry – Passo 4 — Foto: Reprodução

Aqui é solicitado os dados, como nome completo, data de nascimento, país, estado, cidade, e-mail e telefone.

Também há o questionamento sobre o inscrito já ter enviado alguma aplicação anterior ou ter o plano de caminhoneiro.

Depois, é preciso confirmar todas as informações.

Etapa 5: determine a sua elegibilidade

Global Entry – Passo 5 — Foto: Reprodução

Nesta etapa, é preciso informar se o solicitante é cidadão dos EUA. Caso a resposta seja negativa, é necessário dizer qual nacionalidade será usada para entrar no país, como a brasileira.

Veja também:

Etapa 6: informe novamente o plano escolhido

Global Entry – Passo 6 — Foto: Reprodução

Nesta fase, é preciso selecionar novamente o plano Global Entry para seguir com a inscrição.

Etapa 7: confirme que você não possui nenhuma irregularidade

Global Entry – Passo 7 — Foto: Reprodução

Após fornecer os dados anteriores, o site irá apresentar algumas ações que não podem ser cometidas ou terem sido feitas pelo solicitante do Global Entry. Por exemplo, ter mentido nos dados informados e ter sido acusado de algum crime.

Etapa 8 – apresente algumas características pessoais

Global Entry – Passo 8 — Foto: Reprodução

É preciso informar o gênero, a cor dos olhos, a altura e se já teve outros nomes anteriormente.

Etapa 9: tenha passaporte e CPF em mãos

Global Entry – Etapa 9 — Foto: Reprodução

Os únicos documentos de identificação solicitados nesta etapa são o passaporte e, no caso dos brasileiros, o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

Etapa 10: vai dirigir?

Global Entry – Passo 10 — Foto: Reprodução

Aqui é solicitado os dados da habilitação, para quem possui.

Em seguida, também é preciso informar se irá registrar algum veículo no país. A informação é obrigatória para quem pretende atravessar a fronteira do México para os Estados Unidos.

Global Entry – Vai registrar o seu veículo? — Foto: Reprodução

Etapa 11: onde você mora?

Global Entry – Passo 11 — Foto: Reprodução

A plataforma irá solicitar seu endereço desde 2017. Caso neste período você tenha morado em mais de um lugar, será preciso informar as habitações anteriores também.

Etapa 12: está trabalhando?

Global Entry – Passo 12 — Foto: Reprodução

De mesmo modo como o local onde mora, essa etapa exige informações desde 2017, portanto, pode ser necessário indicar mais de um emprego.

Além de dizer onde você trabalha, será preciso apresentar endereço e telefone da empresa.

Global Entry – Passo 13 — Foto: Reprodução

Para a inscrição, é solicitado o seu histórico de viagens, considerando trajetos para os Estados Unidos, México e Canadá desde fevereiro de 2017.

Etapa 14: informações adicionais

Global Entry – Passo 14 — Foto: Reprodução

Nesta etapa, é preciso responder a um rápido questionário. São perguntas sobre se o solicitante já cometeu algum crime em algum país ou foi pego violando leis de imigração.

Etapa 15: confirme seus dados

Global Entry – Passo 15 — Foto: Reprodução

Por fim, basta revisar todas as informações, se estão corretas e confirmar o envio do formulário. Lembre-se que os dados precisarão ser comprovados na entrevista.

Como tirar o visto de turismo para os EUA

Como tirar o visto de turismo para os EUA

O que acontece depois da inscrição?

Depois de enviar a sua inscrição e pagar a taxa, os dados serão avaliados e, caso a solicitação seja aprovada, o sistema irá indicar para marcar uma entrevista, que será presencial com um funcionário da imigração dos Estados Unidos.

A entrevista é individual e pelo site do Global Entry é possível escolher o melhor endereço para o solicitante. Será necessário levar um passaporte válido e um documento de identificação, como carteira de motorista.

Para entender se você é elegível ao programa, o governo dos EUA disponibiliza uma página dedicada a cada país que faz parte do programa, como a Argentina e a Índia, com os requisitos para elegibilidade. Mas a página do Brasil ainda não estava disponível no momento da publicação desta reportagem.

Fonte: G1