Pular para o conteúdo

Conheça os principais pontos turísticos de Cariacica e Serra, no ES

Lagoa do Juara, na Serra, ES — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Os municípios de Serra e Cariacica, ambos da região metropolitana do Espírito Santo, tem muito a oferecer para viajantes que querem desbravar as terras capixabas.

Com praias, lagoas e muitas histórias para contar, as cidades entraram no roteiro turístico do g1, que preparou dicas para quem quer pegar a estrada durante o verão deste ano. Confira:

Role a página ou clique nos tópicos abaixo para navegar:

  • Corredeiras de Maricará

Corredeiras Maricará, em Cariacica, ES — Foto: Claudio Postay

As Corredeiras de Maricará ficam em um espaço público localizado no bairro que leva o mesmo nome. A nascente está na Reserva Biológica de Duas Bocas.

Na época dos jesuítas, a água era utilizada para mover engenhos de cana de açúcar.

A região é ideal para a prática do cicloturismo e para banhos em cachoeiras. Entrada gratuita e sem horário de funcionamento definido, por ser ao ar livre.

  • Região de Roda d’Água

Bica Roda d’Água, em Cariacica, ES — Foto: Claudio Postay

Quem gosta de se aproximar da natureza também conta com a Região de Roda d’Água, na zona rural de Cariacica.

Alguns dos atrativos são: bica e piscina de água natural, mesas de piquenique, churrasqueiras individuais para os almoços de famílias, área de churrasco para reuniões maiores, lanchonete, porções de galinha caipira e acompanhamentos, filé de peixe a palito e música ao vivo.

O local também reúne as principais bandas de congo de Cariacica e é onde acontece, todos os anos, no mês de abril, o Carnaval de Máscaras de Congo.

  • Trio Histórico

Igreja São João Batista em Cariacica, ES — Foto: Claudio Postay

Em Cariacica Sede, há um local que reúne os principais pontos da cidade, chamado de Trio Histórico: a Igreja Matriz São João Batista, a praça Marechal Deodoro da Fonseca e o prédio onde já funcionou a sede da Prefeitura e a Câmara do município.

No local também existe o Centro Cultural Eduartino Silva, recentemente restaurado, onde já funcionou a Rádio Difusora de Cariacica. Visitas apenas nas áreas externas.

  • Parque da Cidade

Parque da Cidade, em Laranjeiras, na Serra — Foto: Divulgação/ PMS

O Parque da Cidade, na Serra, região metropolitana, conta com: bromeliário, pista de caminhada, campo de futebol society, quadra de tênis, pista de skate, playground, entre outros.

Os portões do espaço ficam abertas gratuitamente de segunda a domingo, das 6h às 21h.

Praias e lagoas

  • Jacaraípe

Praia de Jacaraípe, na Serra, Grande Vitória — Foto: Reprodução TV Gazeta

Jacaraípe é o mais famoso balneário da Serra, palco dos shows nacionais no verão. Também é sede de campeonatos de esportes na areia e de surfe.

Conta com boa infraestrutura urbana e turística. Em Jacaraípe, estão a Lagoa do Juara (ou Juá) e a Casa de Pedra, importantes pontos turísticos da cidade.

  • Manguinhos

Manguinhos, na Serra — Foto: Divulgação/ PMS

Famoso pela gastronomia e pelo ambiente bucólico, Manguinhos tem ares de vila de pescadores e conta com diversos restaurantes, sendo palco de um dos principais eventos gastronômicos do Espírito Santo, o Manguinhos Gourmet.

No Carnaval, acontece o tradicional Banho de Mar à Fantasia, que costuma atrair foliões de outros municípios.

  • Lagoa do Juara

Conheça a lagoa Juara, na Serra

Conheça a lagoa Juara, na Serra

Há na Serra um belo complexo de lagoas, com destaque para a Lagoa do Juara (ou Juá), onde o restaurante da Associação dos Pescadores serve pratos elaborados com a tilápia, peixe criado no local, que também pode ser adquirido in natura.

Há pedalinhos, artesanato e outras atrações no local.

Pontos históricos e culturais

  • Ruínas da Igreja São José do Queimado

Sítio histórico de Queimado, na Serra, Espírito Santo — Foto: Jansen Lube/ Prefeitura da Serra

Inaugurada em 1849, a Igreja São José foi o estopim da Insurreição do Queimado, principal revolta de escravos no Espírito Santo.

O local é rico em paisagens, cultural e histórica, e resguarda em seu subsolo registros importantes da ocupação da região, que teve seu ápice no século XIX e hoje se encontra praticamente inabitada.

O terreno onde está o sítio histórico era particular e foi doado para a prefeitura, que fez uma parceria com o Sindicato do Comércio Atacadista para restaurar a igreja. O local foi reinaugurado para o público em 2020.

  • Santuário das Formigas Bordadeiras

Uma das obras das formigas bordadeiras — Foto: Divulgação | Prefeitura da Serra

Localizado em Serra Sede, também na Serra, o Santuário das Formigas Bordadeiras é o lugar onde ainda no ano de 1995 aconteceram os primeiros registros das formigas bordadeiras em folhas.

A intrigante manifestação inicialmente registrava apenas imagens sacras, passou ao longo dos anos para mensagens por meio de perfurações feitas pelas formigas em folhas ainda nas arvores do quintal.

Atualmente, o local oferece espaço de visitação composto por galerias de exposição das folhas bordadas, painéis explicativos, local de oração e santuário onde são realizadas missas.

Horário de visitação: Segunda a sexta, 13h às 16h.

VÍDEOS: tudo sobre o Espírito Santo

Fonte: G1

Marcações: