
Um restaurante holandês teve uma ideia para conseguir oferecer refeições de forma elegante e ao ar livre durante a pandemia do coronavírus: pequenas cabines de vidro feitas para duas ou três pessoas, que criam ambientes íntimos em uma área aberta.
Os garçons usam luvas e protetores faciais transparentes, e utilizam uma bandeja comprida para levar os pratos até as cabines, de forma a garantir um contato físico mínimo com os clientes.
Por enquanto, essa forma de trabalhar está sendo testada apenas com familiares e amigos dos funcionários do restaurante Eten, que funciona no centro de artes Mediamatic, mas parece uma maneira glamourosa de comer —os clientes aproveitam as refeições à luz de velas ao lado de um canal.
“É muito aconchegante e a comida é deliciosa”, diz Janita Vermeulen, que foi convidada para experimentar o jantar com sua colega de quarto.
Os organizadores chamam o projeto de “Serres Séparées” (estufas separadas) porque dizem que o nome soa melhor em francês.
“Estamos aprendendo como fazer a limpeza, servir e retirar os pratos de uma forma elegante, para que você ainda sinta que está sendo bem tratado”, diz Willem Velthoven, do Mediamatic.
Os restaurantes holandeses estão fechados para o público pelo menos até o dia 19, embora as cozinhas possam funcionar para entregas.
A KNH, associação de restaurantes da Holanda, afirmou que mesmo que os restaurantes recebam a autorização para trabalhar com capacidade limitada e com medidas de segurança, muitos irão à ruína financeira se as medidas de distanciamento social forem mantidas.
Era esperado que o governo holandês lançasse na quarta (6) um plano de como e quando vai começar a retirar as restrições.
Fonte: Folha de S.Paulo