
A Latam foi eleita a melhor companhia aérea da América do Sul pelo prêmio World Airline Awards, da consultoria britânica de aviação Skytrax.
Desde 1999, a Skytrax elege as cem melhores companhias aéreas e também faz seleções das dez melhores empresas divididas em categorias como classe tarifária, local de operação, entretenimento e tripulação.
Os resultados se baseiam na opinião dos passageiros. Para a edição de 2019 do prêmio foram contabilizados os votos de 21,6 milhões de consumidores, de mais de cem países, entre setembro de 2018 e maio deste ano.
A Qatar Airways foi a grande campeã deste ano, eleita a melhor companhia aérea no mundo. Em segundo lugar ficou a Singapore Airlines e, em terceiro, a japonesa All Nippon Airways.
A companhia brasileira com a melhor colocação no ranking geral foi a Latam, em 49º lugar.
Logo em seguida, na 50ª posição, está a Azul. A Avianca aparece em 70º. A Gol não está no ranking das cem melhores deste ano, mas aparece em 8º na seleção das dez melhores da América do Sul.
“Este é um dos mais prestigiados reconhecimentos da indústria de aviação porque reflete a opinião de milhões de passageiros em todo o mundo”, afirmou Ramiro Alfonsin, vice-presidente de finanças da Latam, em nota. “O prêmio nos motiva a seguir em frente e continuar ouvindo nossos passageiros para manter sua preferência.”
A Latam levou ainda as categorias de melhor classe executiva e melhor classe econômica na América do Sul.
Tanto a companhia quanto a Azul subiram posições do ano passado para cá. A Latam avançou 13 colocações, enquanto a Azul subiu duas. Já a Avianca, que entrou em recuperação judicial em dezembro e foi colocada à venda, caiu 19 colocações de 2018 para 2019.
A Azul também aparece no ranking das melhores companhias aéreas regionais, na 5ª colocação. Quem venceu essa categoria foi a Bangkok Airways, da Tailândia.
No ranking mundial por categoria de acomodação, a Qatar Airways venceu na classe executiva e a Japan Airlines ganhou como melhor classe econômica do mundo.
A melhor companhia low cost é a AirAsia, seguida por EasyJet e Norwegian, que opera voos de Londres ao Rio de Janeiro. A Norwegian também foi eleita a melhor low cost para voos de longa distância, como é a caso da rota operada no Brasil.
Os resultados foram divulgados nesta terça (18), quando ocorreu a entrega dos prêmios, em Paris.
Veja abaixo os rankings das dez melhores companhias aéreas do mundo e da América do Sul.
As dez melhores companhias aéreas de 2019
-
Qatar Airways
-
Singapore Airlines
-
All Nippon Airways
-
Cathay Pacific
-
Emirates
-
EVA Air
-
Hainan Airlines
-
Qantas Airways
-
Lufthansa
-
Thai Airways
As dez melhores companhias aéreas de 2019 na América do Sul
-
Latam
-
Azul
-
Avianca
-
Sky Airline
-
Aerolíneas Argentinas
-
Easyfly
-
TAME
-
Gol
-
Austral Líneas Aéreas
-
Peruvian Airlines
Fonte: Folha de S.Paulo