
Uma road trip de 17 dias por três mil quilômetros pelos Estados Unidos rendeu o primeiro livro de imagens de Sergio Poroger, 63, “Cold Hot”.
A inspiração veio das cenas do livro “The Americans”, do suíço Robert Frank, um dos maiores nomes da fotografia do século 20, que Poroger conheceu há 10 anos, quando começou a estudar fotografia.
Apaixonado por música, o jornalista e então aprendiz de fotógrafo escolheu o sul dos Estados Unidos como destino. “Mas o que era para ser uma viagem musical acabou virando um retrato dessa região”, conta ele.
A América com a qual ele se deparou nos estados de Georgia, Tennessee, Mississippi, Louisiana e Texas foi surpreendente para ele. “Vi que as pessoas eram muito diferentes dos moradores de cidades como Nova York e Miami. O americano dessa região é mais solto, mais parecido com a gente”, compara.
As mais de 5 mil imagens foram reduzidas a 66 pelas mãos do editor Eder Chiodetto, que deu a ideia, a partir da foto de um box de chuveiro, de separar o material entre quente e frio.
Em 2017, Poroger voltou às cidades visitadas para fazer o lançamento americano do livro. Mais informações em sergioporoger.com.
Fonte: Folha de S.Paulo