O México já anunciou que vai adotar represálias comerciais, enquanto a UE deve explicar suas ações nas próximas horas.
Ross afirmou à imprensa que as negociações com a UE não alcançaram um acordo satisfatório para convencer Washington a manter a isenção das tarifas anunciada em março.
Em relação a Canadá e México, as negociações para revisar o Tratado de Livre Comércio da América do Norte (Nafta) “estão levando mais tempo que o previsto e não existe uma data precisa” para a conclusão. Por este motivo, as isenções dos dois paÃses serão eliminadas.
O anúncio foi confirmado formalmente em um decreto do presidente Donald Trump. Apesar de semanas de conversações com os colegas da UE, Ross disse que os EUA não estavam dispostos a cumprir com a demanda europeia de que o bloco permaneça “isento de forma permanente e incondicional à s tarifas”.
“Tivemos discussões com a Comissão Europeia e, apesar de alguns progressos, não chegamos a um ponto que justificasse continuar com a isenção temporária ou ter uma “, disse Ross.
Represálias
O secretário do Comércio minimizou as ameaças de represália dos paÃses afetados e disse que as negociações podem prosseguir, inclusive durante a disputa, para tentar encontrar uma solução.
