Pular para o conteúdo

Aliado de Uribe vai enfrentar ex-guerrilheiro no 2º turno na Colômbia

Duque e Petro se enfrentarão novamente agora no próximo dia 17 de junho.
A presença dos eleitores aos postos de votação foi muito maior do que no primeiro turno de 2014 —desta vez, 4 milhões de eleitores a mais compareceram às urnas. Em um país em que a abstenção costuma ser alta (o voto não é obrigatório), cerca de 60% dos eleitores votaram neste domingo (27).
Segundo pesquisa do instituto YanHaas para a RCN TV, numa projeção para a próxima votação, Duque sairia favorito, com 56% das intenções de voto, contra 31% de Petro.
Duque, 41, votou em Bogotá por volta das 11h30 (13h30 de Brasília) e disse: “me sinto muito honrado de chegar a essas eleições como representante de uma nova geração que quer governar para todosâ€.
Seu principal rival, Petro (Colômbia Humana), 58, também votou na capital e voltou a chamar a atenção para as possibilidades de fraudes. Desde o sábado (26) à tarde, Petro insistia em que o sistema de computação dos votos “vinha sendo atacado, de dentro e de fora do paísâ€. O Conselho Nacional Eleitoral negou que houvesse ameaça ao resultado final.

Fonte: Folha de S.Paulo