Pular para o conteúdo

TV Câmara faz 20 anos e promove seminário para discutir desafios das TVs legislativas

Os desafios e novos caminhos para as TVs legislativas serão os eixos principais do seminário internacional que será realizado na próxima quinta-feira (7), na Câmara, em comemoração aos 20 anos da TV Câmara. Com o tema Transparência e Comunicação, o evento é uma parceria entre a Secretaria de Comunicação e o Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Casa. A programação inclui a participação de pesquisadores e profissionais de comunicação do Brasil e de outros países.

A diretora da Rádio e da TV Câmara, Alessandra Anselmo, lembra que o principal propósito dos canais legislativos é aproximar o cidadão dos seus representantes.

“Quando a gente fala de Câmara dos Deputados, de TV Senado, de representante, a gente está falando de democracia. A gente escolhe uma pessoa que vai estar lá para nos representar. Como vai se dar essa representação com maior ou menor interatividade com o eleitor é um desafio. Hoje o nosso papel é muito mais do que simplesmente mostrar o que acontece aqui. A gente quer fazer também com que a opinião de quem nos assiste chegue aqui e seja capaz de influenciar nas decisões”.

A diretora explica que a TV Câmara também se preocupa em transmitir documentários, shows musicais e programas voltados para o público jovem.

“Além de mostrar os trabalhos legislativos, além de tentar contribuir para uma educação política, a TV Câmara tem uma obrigação constitucional de mostrar a riqueza cultural do país, a diversidade cultural que a gente tem e, desde que ela foi criada há 20 anos, a TV investe nisso”.

O seminário reunirá pesquisadores e profissionais de emissoras legislativas das 9h às 19h, no plenário 2 da Câmara dos Deputados. As inscrições já estão abertas para servidores e para o público externo. Participantes inscritos terão direito a certificado.

Confira a programação do seminário

9h30: abertura
10 horas: Painel com pesquisadores
Modelos de gestão, programação e linguagem das TVs legislativas
– Chico Sant’Anna, pesquisador associado ao Centre de Recherches sur l’Action Politique en Europe (Crape)
– Fernando Oliveira Paulino, diretor da Faculdade de Comunicação da UnB
– Rachel Barreto, TV Assembleia Minas Gerais/UFMG

14h: Painel com gestores
Do cabo às mídias sociais – produção de conteúdo e veiculação
– Blanca Ibarra, diretora do Canal del Congreso – México
– Peter Knowles, diretor da BBC Parliament – Reino Unido
– Érico Silveira, diretor-adjunto da TV Senado – Brasil

16h30: Debate
Imprensa e mídias legislativas – desafios da cobertura política
– Alon Feuerwerker, FSB Comunicação
– Helena Chagas, Os Divergentes
– Severino Motta, BuzzFeed

Fonte: Agência Câmara de Deputados