
Beto O’Rourke realizou um comício na cidade que faz fronteira com o México
Na quinta-feira (14), o ex-congressista e provável candidato presidencial em 2020, Beto O’Rourke, disse durante uma entrevista que derrubaria um muro existente na fronteira em El Paso (TX); caso tivesse a oportunidade. “Absolutamente, eu derrubaria aquele muro”, disse ele, que representou a região quando era congressista, ao canal de TV MSNBC.
A cerca que separa El Paso da cidade vizinha de Juarez, no lado mexicano, tornou-se palco de polêmica, pois Trump e O’Rourke realizaram comícios no local, nessa semana. El Paso é considerada uma das cidades mais seguras dos EUA “não por causa de muros, mas porque não há muros”, disse Beto durante o comício, que atraiu mais de 10 mil pessoas.
Trump, entretanto, tinha opinião diferente sobre a criminalidade em El Paso. “Eles estão falando bobagem quando dizem que isso não faz grande diferença”, disse ele durante o comício.
O’Rourke manteve o comentário durante a entrevista ao MSNBC. “Aqui está o que eu sei: Depois do Secure Fence Act, nós construímos 600 milhas de muro e colocamos cercas em 2 mil milhas (3.219 Km) na fronteira”, disse ele. “O que foi feito não demonstra de forma alguma que nos tornou mais seguro”.
O ex-congressista acrescentou que o muro forçou os imigrantes a optarem por caminhos mais longos rumo aos EUA, resultando na morte de cerca 4 mil pessoas que buscam asilo. “Elas estão mortas, ao longo de 10 anos, pois esgotamos com a espera a oportunidade deles pedirem legalmente asilo e cruzarem centros urbanos, como El Paso”.
Fonte: Brazilian Voice