O estado da Virginia também tem um projeto para aliviar as restrições impostas durante a pandemia de coronavírus, da mesma forma que o estado de Maryland. O governador do estado, Ralph Northan, informou na última sexta-feira, que foi elaborado um plano de ação para a retomada das atividades que estão paralisadas devido à Covid-19.
O projeto de reabertura foi dividido em fases, consideração as diretrizes federais dos Centros para Controle e Prevenção de Doenças e tem pretende conter a propagação do vírus aumentando os testes, equipamentos e suprimentos de proteção individual e capacidade médica.
“Começaremos de maneira a priorizar a saúde pública e construir a confiança do público. As empresas sabem que os clientes retornarão apenas quando acharem seguro fazê-lo. Nosso projeto é baseado em dados e orientações claras, para que os residentes saibam o que esperar e entendam como decidiremos quando suspender certas restrições de saúde pública”, explica o governador.
O que fará acontecer a retomada do deslocamento será a consideração se houver 14 dias de diminuição nos casos confirmados, como uma porcentagem dos testes gerais, e na redução das hospitalizações. Embora as taxas de hospitalização tenham se estabilizado amplamente no estado, continua os casos confirmados continuam aumentando.
Uma das prioridades do projeto Forward Virginia é testar pelo menos 10 mil indivíduos por dia. Karen Remley, ex-Comissária da Saúde e atual vice-presidente do Testing Work Group do estado, delineou uma abordagem em quatro etapas para atingir esse objetivo antes de reabrir com segurança. O plano de teste expandido inclui a contratação de rastreadores de contato, que apoiarão os departamentos de saúde locais na identificação de indivíduos que podem ser expostos ao Covid-19 e os ajudarão a se auto isolar.
O governador alertou que a flexibilização das restrições com segurança exigirá ainda o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) em todos os setores da assistência médica e a garantia de reabastecimento regular. Os EPIs são fundamentais para aumentar os testes, garantir a segurança da equipe de saúde e expandir a força de trabalho médica.
Outra condição à reabertura é a capacidade hospitalar. O Virginia Medical Reserve Corps (MRC) continua a recrutar e mobilizar médicos voluntários e não médicos para reforçar o trabalho dos departamentos de saúde locais, hospitais e prestadores de serviços de saúde. Atualmente, o MRC tem mais de 16,5 mil voluntários treinados, mais da metade da meta de 30 mil.
A primeira fase ainda incluirá o distanciamento social, trabalho online, limites de viagens e reuniões públicas e uso recomendado de coberturas faciais. Qualquer redução das restrições será informada por especialistas em saúde pública, membros da Força-Tarefa Empresarial Covid-19 do governador, autoridades estaduais e locais e outras partes interessadas.
O estado está desenvolvendo dois conjuntos de orientações: uma com recomendações amplas para todas as empresas e outra com recomendações específicas do setor para empresas que atende diretamente ao público, como restaurantes e varejo não essencial. As orientações serão fornecidas às empresas no início de maio.
Fonte: Brazilian Press