A comunidade indocumentada nos Estados Unidos tem sido alvo de um dos golpes mais comuns em questões de imigração: falsos agentes do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE). De acordo com a Comissão Federal de Comércio, golpes de falsos agentes resultaram em perdas de US$ 2,7 bilhões em 2023.
Um imigrante recebe um telefonema de alguém se passando por agente do ICE. O suposto agente informa à vítima que ela violou alguma lei de imigração e corre perigo imediato de ser presa e deportada. Em tom ameaçador, o agente assusta a vítima fazendo-a revelar sua data de nascimento, número do Seguro Social, número do cartão de crédito e outras informações de identificação pessoal. O golpista diz à vítima que a única maneira de evitar a prisão e a deportação é pagar milhares de dólares em taxas de imigração e multas.
Os golpistas geralmente ligam de um telefone que aparecerá no identificador de chamadas como um número oficial do ICE. Eles podem até usar o site oficial do ICE para convencer suas vítimas de sua autenticidade.
O mesmo tipo de golpe pode ocorrer por meio de mensagem de texto ou e-mail, enviando um link para a vítima depositar dinheiro em troca de não ser presa ou processada por agentes de imigração.
Os impostores geralmente se vestem com roupas com logotipos falsos do ICE ou usam emblemas de agências federais e vão até casas, empresas ou abordam imigrantes indocumentados nas ruas.
Eles também abordam as vítimas com carros ou caminhões com logotipos do ICE ou da polícia.
Como evitar ser vítima desses golpes?
- Agentes do ICE e a polícia local não ligam para imigrantes para avisá-los de que estão prestes a ser presos e deportados por violar as leis de imigração.
- Os policiais não solicitam informações financeiras (por exemplo, informações de conta bancária e cartão de crédito) nem exigem dinheiro de alguém para encerrar uma investigação ou anular um mandado de prisão.
- Os agentes do ICE portam crachás e credenciais oficiais. Eles podem ter cartões de identificação com seu nome, foto e o logotipo do departamento. Você pode pedir que eles mostrem o crachá ou a identificação.
Como denunciar um golpe?
- Ligue para o Gabinete do Inspetor Geral do Departamento de Segurança Interna pelo telefone 1-800-323-8603.
- Entre em contato com o ICE pelo telefone 1-866-DHS-2-ICE ou preencha o formulário de reclamação do USCIS.
- Você pode denunciar suspeitas de fraude à Comissão Federal de Comércio ligando para (877) FTC-HELP ou (877) ID-THEFT, ou através do ReportFraud.ftc.gov
Fonte: Brazilian Press