
A data determinada pelo projeto de lei é 15 de março de cada ano
Prestando tributo a um dos soltados mais famosos da Guerra Revolucionária nos EUA, os deputados estaduais democratas Eliana Pintor Marin, Eric Houghtaling e Joann Downey apresentaram o projeto de lei AJR-157. A proposta visa designar 15 de março de cada ano como o “Peter Francisco Day” em New Jersey, aprovada por quase unanimidade, 76-0-4, na Assembleia na segunda-feira (25). Semana passada, ela foi aprovada no Senado Estadual por 35-0-5 e agora segue para o escritório do Governador Phil Murphy para aprovação ou veto.
“O Peter Francisco levou uma vida fascinante repleta de aventura, confusão e triunfo. Ele foi sequestrado das ilhas portuguesas ainda na infância e abandonado na Virgínia, onde um homem o criou como um serviçal semiescravo. Entretanto, a infância trágica não impediu que ele se tornasse um soldado respeitado na Guerra Revolucionária, na qual enfrentou batalhas e até salvou a vida do coronel dele. Há um parque na minha cidade de Newark batizado em honra a Peter Francisco, então, acredito que designar um dia em homenagem a ele preservará o grande legado dele para a posteridade”, disse Eliana.
“A estória do Peter Francisco é de coragem e perseverança. Ele foi um verdadeiro patriota que exemplificou a bravura, superou obstáculos na luta pela liberdade do país dele. Dizem que, certa vez, ele lutou contra nove soldados inimigos que o cercavam e conseguiu fugir, apesar de ter sido atingido por um tiro. Francisco foi parte integral da Guerra Revolucionária e da história do nosso país, portanto, merece ser lembrado”, disse Houghtaling.
“Todos nós podemos nos inspirar com a vida de Peter Francisco. Os atos de bravura dele durante a Revolução Americana são exemplos claros da resiliência e força dele e não somente no caráter. Com seis pés, três polegadas de altura e pesando 260 libras, ele pode ter estado entre os homens mais fortes na época dele. Eu espero celebrar a vida e legado de Peter Francisco em 15 de março durante muitos anos”, disse Joann Downey.
Fonte: Brazilian Voice