Pular para o conteúdo

“Eles queriam vir para a Flórida”, diz DeSantis sobre imigrantes enviados a Massachusetts

 O governador Ron DeSantis disse no domingo (18) que os imigrantes indocumentados que foram enviados por ele deSan Antonio, no Texas, para Martha’s Vineard, em Massachusetts, “queriam vir para a Flórida”. Em visita ao Kansas, onde foi prestar apoio ao candidato republicano ao governo estadual, DeSantis afirmou que desde o verão passado a Flórida tem seus próprios agentes atuando na fronteira. “Meus agentes falaram, ‘muitas dessas pessoas querem ir para a Flórida’”, e eu disse, “oh, cara!” , exclamou.

A contratação de dois aviões pequenos para transportar o grupo de 50 estrangeiros- todos da Venezuela- custou $615 mil aos cofres do estado. “Se eles acabarem indo para a Flórida, isso vai impor muito mais custos às comunidades. Então, estamos tentando evitar isso “, justificou o mandatário da Flórida. O dinheiro faz parte de um fundo criado por ele chamado “Relocation Program of Unauthorized Aliens”, que está alocado no orçamento do departamento de transporte do estado. 

Nesta segunda-feira (19), as autoridades do Texas informaram que abriram uma investigação para apurar se houve crime na remoção dos imigrantes. Javier Salazar, o xerife do condado de Bexar, onde San Antonio está localizado, disse em um comunicado à imprensa que seu escritório está apurando os fatos.

De acordo com Salazar, um venezuelano foi pago para “atrair” as 50 pessoas para um hotel onde elas ficariam por alguns dias e depois seriam levadas para a Flórida, onde receberiam ofertas de emprego. “Este caso deveria ser de responsabilidade federal e eu adoraria receber um telefonema da Casa Branca para discutir o assunto”.

O xerife esclareceu que, apesar de não terem documentos, os imigrantes “tem direito de andarem livremente e não serem transportados como carga”. “Isso é, na pior das hipóteses, algum tipo de crime. Vamos ver até que ponto lei, podemos responsabilizar as pessoas”, afirmou a autoridade.

Fonte: AcheiUSA